Nutrição

Potencialize seu metabolismo!

Por Redação Doutíssima 14/05/2013

shutterstock_55697164

Toda vez que estivermos comendo ou bebendo, podemos agradecer ao nosso metabolismo por converter todas essas calorias em energia. Nosso tamanho, sexo e idade e muitos outros fatores influenciam nossa taxa metabólica, mas também há maneiras de controlar de forma independente a sua velocidade. E quanto mais rápido o nosso metabolismo, mais calorias são queimadas, fazendo com que o pequeno almoço de fast food não seja algo tão grande. (OK, o donut, provavelmente, ainda não é a melhor ideia).

Aqui estão 11 maneiras de manter que o metabolismo (e a queima de calorias) em alta:

cama_dormir

1. Dormir! Quase cochilar na fila do Starbucks não é a única desvantagem de não dormir o suficiente. Pesquisadores descobriram uma ligação entre o metabolismo e o sono, e não dormir o suficiente pode retardar seriamente o metabolismo.

2. Beber chá verde. Não só este superalimento é uma super fonte antioxidante, os pesquisadores descobriram que também acelera o metabolismo. Além disso, é naturalmente livre de calorias, por isso não há razão para não desfrutar de uma caneca (ou duas).

3. Amplifique a intensidade do treino. Devagar e sempre nem sempre pode ganhar a corrida. Treino com intervalo de alta intensidade, como o intervalo de corridas, são exercícios rápidos e intensos que podem alavancar o metabolismo e a queima de calorias e nos manter gastando as energias por muito tempo após o fim do treino. (Efeito Afterburn, alguém?)

4. Não pule o café da manhã. Pode ser o momento de reconsiderar a soneca e decidir-se em favor de levantar-se para fazer um lanche rápido antes de começar o dia. Estudos mostram a importância do metabolismo rápido começando com o café da manhã. Sem apetite? Invista em algo pequeno, como uma tigela de iogurte grego.

5. Puxe um pouco de ferro. A sala de musculação não é apenas para aumentar a massa muscular ou para ficar magra. Levantar pesos também pode ajudar a acelerar a taxa metabólica de repouso, fazendo com que os halteres sejam nossos novos melhores amigos.

6. Beba água. Esqueça convertê-la em vinho, beber bastante água é uma maneira simples para acelerar a digestão e queimar calorias. Podemos precisar de mais do que os recomendados oito copos por dia, também. Ah se o vinho pudesse acelerar o metabolismo também…

7. Apimente as coisas. A próxima vez que um peito de frango estiver cozinhando na cozinha, adicione uma pitada de pimenta caiena. O calor da pimenta é graças a capsaicina, que irá adicionar um pontapé de que poderia ajudar a acelerar o metabolismo também.

8. Insira algum exercício cardio em sua rotina. Um estudo descobriu que 45 minutos na bicicleta acelera a taxa metabólica por mais de 12 horas. Acho que aprender a andar de bicicleta valeu a pena!

FRUTAS-1

9. Coma com sabedoria. Quem sabia que comer poderia realmente ajudar a queimar calorias com maior velocidade? Certos alimentos como atum e toranja têm sido divulgados como aceleradores da taxa metabólica. Proteína também tem mostrado aumentar o metabolismo, então escolha alguns ovos sobre panquecas na mesa do café da manhã para a acelerar o metabolismo da manhã.

10. Pegue uma xícara de café. Esta bebida não é somente um salvador quando se trata de te manter acordada para terminar um trabalho e madrugada. Uma chávena de café é absorvida na corrente sanguínea muito rapidamente, acelerando a frequência cardíaca e proporcionando um aumento metabólico com picos a cerca de três horas depois de beber.

mulher-sorrindo

11. Ria muito! Um pouco de riso pode ajudar bastante. Os cientistas descobriram que apenas 10 minutos de riso por dia (ou cerca de metade de um episódio de Saturday Night Live) pode queimar energia. Só mais um motivo para ficar sorrindo!

Fonte: Health.com