Gestante > Saúde Mental

10 Razões para não ter medo do parto

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

parto

Você esperou longos meses por esse momento e não vê a hora de conhecer o rostinho do bebê. No início do terceiro trimestre de gravidez, um novo desafio se junta à lista de mudanças sofridas pela mãe: o medo, principalmente se você é mãe de primeira viagem. Mas mantenha a calma e venha descobrir junto com o Fortissima razões para que você consiga espantar o medo e curtir ao máximo essa fase incrível da sua vida.

 

1. Você pesquisou e preparou tudo para o grande dia. Os médicos lhe explicaram como será o parto passo-a-passo e você acompanhou todos os meses a evolução do bebê e sabe que ele está bem.

2. Você pediu para o seu obstetra ou outro médico da família que você se sente mas à vontade responder todas as suas perguntas à respeito do parto e os primeiros dias do bebê.

3. É bom ouvir com um dos ouvidos experiências assustadoras encontradas nos fóruns e saber que por mais que elas existam, cada parto é diferente e nesse momento você deve estar focada para dar o melhor de si na hora do parto. Não se deixe abalar pelas experiências negativas que ouvir.

4 .Você já ouviu falar e é verdade: quanto mais os músculos estão tensos, mais dor você irá sentir.

5. Compartilhe seus medos e anseios com seu companheiro ou parentes e amigos. Quando compartilhamos nossos medos, eles se tornam menores e menos assustadores.

6. Existem vários truques que ajudam a controlar a dor:  dança, música, acupuntura e respiração. Há algo diferente para cada um.

7. Você está pronta para o dia D e sabe que quando ele chegar, todo o inchaço e cansaço que hoje você sente, irão ir embora.

8. E, mesmo se tivermos um pouco de medo em algum lugar, dizemos que temos o direito de senti-lo. Afinal de contas, apreensão existe em quase todas as mulheres grávidas, se eles estão em sua primeira ou quinta gravidez!

9. Não estamos mais no século 18. A medicina está bastante evoluída e você estará cercada de profissionais experientes que estarão prontos para agir em qualquer emergência, caso necessário.

10. Continuamos convencidos de que, mesmo que alguns concordem que este não é o momento mais agradável do mundo, mas é o momento que mais vale a pena. A maioria das mães esquece as más recordações do momento do parto na hora em que abraça seu bebê.