Beleza > Maquiagem

Descubra os metais presentes no batom

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

plaatje_lipstick_animaatjes-5943745

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública, em Berkeley, testaram 32 tipos diferentes de batom e gloss que são normalmente encontrados nos corredores das lojas de cosméticos.

Eles descobriram que um grande número de metais como cádmio, alumínio, manganês e cromo que normalmente estamos acostumados a relacionar com a fabricação de baterias. Às vezes, estes metais estão presentes em quantidades suficientemente grandes para alertar os pesquisadores sobre um possível problema de saúde.

Dado que nós ingerimos (ou transferimos beijando, por exemplo) parte do que nós pomos nos lábios, esta descoberta é uma má notícia, porque o alumínio é tóxico para os pulmões e cromo é cancerígena. Manganês, também, tem efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso.

MAS, não se apresse para jogar fora seu batom. Segundo a pesquisa, o consumidor médio consome cerca de 24 miligramas do produto por dia (o consumo pode ser de até 87 miligramas por dia para alguém que retoca a maquiagem várias vezes por dia). A autora principal do estudo, S. Katharine Hammond, professora de saúde ambiental, disse que os níveis de metais encontrados, apesar de pequenos, poderiam ter um efeito a longo prazo. Para S. Katharine Hammond, esses níveis devem alertar as autoridades reguladoras, especialmente porque pode ser perigoso para as crianças que ingerem esses produtos brincando.

O que mais podemos encontrar no batom? O Smithsonian diz que, você também pode encontrar a cera de abelha, usada para a pigmentação, bem como óleo de mamona para a qualidade de textura e brilho. E, o mais preocupante, o chumbo.

Em 2007, após uma campanha pró cosméticos seguros para a saúde, os americanos descobriram que o chumbo estava presente em 60% dos produtos de 33 marcas de batom. A Food and Drug Administration havia realizado seu próprio estudo, que fez mais do que confirmar essa informação. A administração tinha medido níveis de concentração de chumbo quatro vezes maior do que aqueles encontrados no estudo anterior.

O mais recente estudo, conduzido pelos pesquisadores da Berkeley, é mais tranquilizador sobre isso: os níveis de chumbo encontrados estão geralmente abaixo do nível aceitável. =)

Fonte: slate.fr