Guia do Câncer

Risco de câncer de mama pode ser prevenido na puberdade

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

achterpagina

Dr. David Katz – Uma vez minha paciente e aluna, Nicole Larizza, terminou seu mestrado em nutrição estudando os efeitos da nutrição na infância no risco de câncer de mama na vida adulta. Seus importantes insights a levaram a criar uma organização dedicada à prevenção precoce do câncer de mama, a Nourish Our Girls.

Eu julguei as informações Nicole compartilhou comigo importantes e provocadoras – e senti que mereciam ser compartilhadas. Minhas perguntas e suas respostas estão a seguir.

1. O câncer de mama geralmente se apresenta durante a idade adulta. Por que é que a nutrição durante a infância e adolescência é importante?

Como mulheres, tendemos a não pensar sobre o câncer de mama até meados de vida – os nossos 40s, 50s, e além – quando os nossos amigos, irmãs, mães, ou colegas de trabalho são diagnosticadas com esta doença terrível. Mas a saúde adulta da mama é determinada muito cedo na vida, quando o tecido mamário está se desenvolvendo. Durante este período, a mama é mais vulnerável e sensível aos estímulos ambientais e nutricionais. As pesquisas mostram que o consumo de alguns alimentos, durante o processo de desenvolvimento da mama pode efetivamente alterar a fisiologia da mama, tornando-a mais ou menos suscetível ao câncer futuro. Um exemplo disto são os alimentos de soja. O consumo regular de soja durante a puberdade está associado com o crescimento do sistema ductal ou lobular da mama. Estes terminais são o ponto final de cada ducto mamário, que se estende para fora a partir do mamilo, e são o local onde a esmagadora maioria dos câncer da mama são originários. Se reduzirmos o número de terminais ductais no seio já desenvolvido pela alteração de uma dieta na puberdade, então vamos reduzir a chance de câncer. Este é apenas um dos muitos exemplos sobre como a dieta durante a fase de desenvolvimento dos seios pode afetar a fisiologia e o risco de influência como um resultado.

2. Como a nutrição de uma menina durante a infância e adolescência afetar o seu risco de câncer de mama mais tarde na vida?

O desenvolvimento do câncer é um processo de vários passos no nível celular. Muito simplesmente, começa quando uma única célula é danificada. Isto é seguido pela replicação dessa célula de maneira que outras células tornam-se danificadas e, finalmente, culmina com uma massas de células danificadas, distribuídas por todo o corpo, que se infiltram nos outros tecidos e afetam sua função. Este processo pode levar até 35 anos. Com mulheres sendo diagnosticados em idades mais precoces agora – na faixa dos 40, 30, e até mesmo alguns na faixa dos 20 anos – pensamos quando esse processo da doença pode ter começado! A comida de uma jovem menina come pode afetar diretamente o risco de câncer de mama, intervindo nas primeiras etapas do processo de desenvolvimento do câncer. A presença de antioxidantes e outros nutrientes podem proteger as células de se tornarem danificadas, e pode retardar ou evitar a lesões celulares em seguida. Por outro lado, as toxinas e anti-nutrientes, tais como açúcar e gorduras sintéticas, na verdade, pode causar dano celular ou criar um ambiente celular no qual se desenvolve e cresce o cancer.

Mais indiretamente, mas tão importante quanto, certos padrões alimentares e ingestão de alimentos durante a infância e adolescência estão associados com o tempo de menarca. Menarca precoce é um fator de risco independente para o câncer de mama adulto, pois prolonga a exposição ao estrogênio. Estrogênio tem sido implicado como um estímulo para a divisão celular, bem como um promotor de tumores. Como tal, as mulheres com maior exposição ao estrogênio têm maiores taxas de câncer de mama. Quaisquer comportamentos que podem modificar a adiar a primeira menstruação, e encurtar a janela de exposição ao estrogênio, pode, portanto, resultar na diminuição do risco de câncer. Estes comportamentos incluem comer um menor teor de gordura e menos proteínas e mais fibras, assim como ser fisicamente ativo e manter um baixo peso corporal.

3. Quais os alimentos ou padrões alimentares durante a infância / adolescência, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama adulta?

Com base em evidências clínicas, existem essencialmente cinco padrões alimentares que parecem ser de proteção. Os mecanismos de ação ainda não estão completamente esclarecidos, mas esses padrões estão associados com um risco reduzido de câncer de mama. Primeiro, as meninas devem procurar obter mais de sua dieta de gordura a partir de fontes vegetais, como nozes, sementes, abacate e óleos vegetais, e também de peixes de água fria como salmão, atum e linguado. Elas devem limitar a gordura de carnes, queijos e produtos lácteos. Em segundo lugar, as meninas também devem tentar obter mais de suas proteínas a partir de fontes de origem vegetal como legumes ao invés de depender de carnes, aves, ovos e produtos lácteos. Em terceiro lugar, eles devem comer vegetais crucíferos, como brócolis, repolho, couve, couve-flor e couve de Bruxelas, pelo menos algumas vezes por semana, de preferência crus ou levemente cozidos para preservar seus nutrientes. Estes vegetais contêm compostos de combate ao câncer que protegem as células dos danos iniciais e impedem a proliferação de qualquer dano celular. Em quarto lugar, as meninas também deve comer alimentos de soja integrais, tradicionais, como tofu, em uma parte regular de seus menus semanais. Estes alimentos contêm vários compostos que protegem as células contra danos e estimulam genes que suprimem a formação de tumores. Por fim, as meninas devem se esforçar para comer uma dieta rica em fibras, de grãos, lentilhas, nozes, sementes, vegetais fibrosos e frutas, grãos inteiros e não processados. A fibra dietética pode ajudar a diminuir a sua exposição a níveis elevados de estrogênio.

4. Existem alguns alimentos que podem aumentar o risco e devem ser evitados por meninas?

Especialmente para as meninas mais novas, devemos manter nosso foco no positivo – colocar mais das boas comidas no cardápio delas – em vez de proibir algumas. Se perseverar nos esforços, estes alimentos ricos em nutrientes vão substituir os alimentos pobres em nutrientes, sem criar um ar de privação ou restrição alimentar. Dito isto, há, sem dúvida, certos hábitos alimentares durante a infância e adolescência que estão associados a um maior risco de câncer de mama na vida adulta. A ingestão elevada de açúcar, ou um padrão de dieta de alto índice glicêmico, alto consumo de proteína animal, baixa ingestão de fibras, e qualquer quantidade de consumo de álcool estão relacionados com maior risco e devem ser evitados. Praticamente, as meninas precisam aprender a ver as guloseimas açucaradas como tal – guloseimas que são consumidas ocasionalmente, em vez de a cada dia, ou após cada refeição. Eles devem ser expostas às infinitas possibilidades de “refeições sem carne” e reconhecer que almoços e jantares não precisam ser centradas em proteína animal. Verduras e legumes não devem ser apenas um prato da sua refeição – deveriam ser a refeição! As meninas devem evitar cereais refinados e altamente processados, como pão, biscoitos, cereais e massas. Em vez disso, eles devem escolher não refinados, minimamente processados ​​grãos e muitos legumes e frutas em todas as refeições para garantir que eles recebam bastante fibra.

5. Como as famílias podem aplicar esse conhecimento na dieta de suas filhas ou netas, a fim de reduzir o seu risco?

Existem algumas maneiras muito fáceis mudar os hábitos alimentares dos nossos jovens para reduzir o risco de câncer de mama. Em vez de manteiga, temperar legumes com azeite de oliva extra-virgem. Em vez de requeijão em um pãozinho, servir manteiga de amendoim natural ou manteiga de amêndoa em um pão de grãos integrais. Substitua o queijo em seu sanduíche com um abacate cortado. Faça alguns jantares por semana de “refeições sem carne” que estão centradas em torno de feijões, lentilhas, outros legumes e verduras. Esqueça a carne moída e tente fazer chili vegetariano carregado com feijão, legumes e especiarias. Mude sua massa de macarrão branco tradicional para uma mistura de grãos inteiros ou multi-grãos que é mais rica em fibras. Jogue fora os pacotes de açúcar. Abandone o arroz branco e tente grãos superiores em fibras como farro, quinoa, cevada e arroz selvagem em seu lugar. As possibilidades são infinitas, e o impacto na saúde é imensurável!

6. Qual é a mensagem para quem tem jovens meninas e passando por desenvolvimento de mamas?

Pense desta forma: A mama é como uma árvore que cresce de uma semente. Se a semente é exposta aos nutrientes de suporte de saúde, é muito mais provável que o desenvolvimento da raiz seja forte e torne-se uma árvore madura, que é capaz de resistir a tempestades que a mãe natureza pode enviar no seu caminho. Se essas mesmas mudas foram carentes de nutrientes e expostas a toxinas ou anti-nutrientes ela ainda pode, eventualmente, se transformar em uma árvore de tamanho normal. Mas, sem o alicerce robusto e saudável, a árvore provavelmente será mais fraca e mais suscetível a galhos quebrados quando as tempestades a atingirem. É certo que o câncer não pode ser erradicado por meio de dieta, independentemente de quanto ou como podemos estruturá-lo. Mas a evidência é convincente de que a nutrição durante a fase de desenvolvimento das mamas pode influenciar a saúde a longo prazo deste órgão. Muito simplesmente, precisamos cultivar as sementes das nossas meninas o melhor que pudermos agora… assim elas vão crescer para ser fortes e saudáveis ​​a toda a vida.

Fonte: huffingtonpost.com