Guia dos Dentes

Bruxismo causa dores no rosto, maxilar e ouvido

Por Redação Doutíssima 15/05/2013

O bruxismo se caracteriza pelo ranger, encostrar ou apertar dos dentes durante o sono ou vigília. Também conhecido como briquismo, ele está associado a microdespertares com duração de cinco a 15 segundos, segundo artigo publicado na revista Dental Press

Sabia que dores no rosto, maxilar e ouvido estão relacionadas a esse tipo desordem funcional? É o que acontece, principalmente, no caso da vigília, que ocorre enquanto a pessoa está em situações que exigem concentração ou de estresse.

Já o distúrbio durante o sono é o mais comum e provoca o ranger dos dentes. As crises podem ser observadas com mais facilidade durante fases leves do sono do indivíduo, em que o barulho fica evidente.

Identificando os sintomas e como evitar

Esse distúrbio tem sintomas que vão muito além do desgaste dos dentes ou amolecimento. Devido à pressão exagerada, o indivíduo pode apresentar dores de cabeça que pode evoluir para um quadro de isquemia.

Estalos ao abrir e fechar a boca, distúrbios do sono, hipertrofia dos músculos do rosto e dores na mandíbula estão entre os sintomas mais comuns. Pessoas com bruxismo do sono podem relatar travamento mandibular e dores tensionais nas têmporas. Ao identificar qualquer um desses sintomas, procure um odontologista para avaliar o caso.

Entretanto, você pode evitar esse problema com medidas simples, como visitar o seu dentista com regularidade, não morder sistematicamente objetos ou mascar chiclete. Caso o problema seja identificado, não se esqueça de usar a placa oclusal durante a noite e também ao longo do dia.

Bruxismo

O bruxismo pode causar dor na região do rosto. Foto: iStock, Getty Images

Bruxismo do sono e vigília: causas e tratamento

Tanto o bruxismo do sono quanto em vigília são desencadeado por estresse físico e emocional. Além disso, esse distúrbio afeta pessoas de todas as idades, mas indivíduos entre 15 a 40 anos são os mais atingidos, segundo Alan Henrique Trimboli, especialista em cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Santa Catarina.

A desordem em vigília pode surgir como efeito colateral de medicamentos usados no tratamento para ansiedade, Parkinson e problemas motores. Já o bruxismo do sono é dividido em dois tipos: primário e secundário.

O primário não é desencadeado pelo uso de medicamentos ou causa psicológica. O secundário está associado a condições clínicas e casos de transtornos do sono. Aliás, fumantes apresentam duas vezes mais chances de desenvolver a desordem.

Ainda não se tem um tratamento específico para nenhum dos tipos de bruxismo, mas são usadas placas oclusais para evitar o desgaste dos dentes. Existem propostas de tratamentos que variam de caso para caso, que vão desde tratamentos farmacológicos a psicológicos.

E você, conhece alguém que tenha bruxismo? Deixe o seu comentário.