Nutrição

5 Alimentos que matam a fome

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

tumblr_ljaip9Gnna1qgeygd

Às vezes temos a impressão de que o estômago está vazio, mesmo comendo uma grande quantidade de alimentos. Isto é péssimo para dietas , além disso, trata-se de uma falsa sensação pois tudo o que comemos provoca distensão do estômago e deveria enviar sinais de saciedade para o cérebro. Mas, às vezes, estes sinais parecem fracos, e nosso apetite não é satisfeito. Para evitar que isso aconteça e você acabe comendo mais do que precisa, aqui vão alguns exemplos de comida que realmente matam a fome.

1)   Temperos picantes

Algumas pessoas não conseguem tolerar condimentos picantes, mas se este não for o seu caso e você precisa comer muito para ficar satisfeita, você pode adicionar um pouco de pimenta caiena, pimenta vermelha ou pimenta do reino em seus pratos. Vários estudos têm mostrado que os receptores do estômago (responsáveis pelo envio de sinais de saciedade ao cérebro) são especialmente sensíveis à capsaicina presente nestas especiarias. A outra vantagem é que elas aceleram o metabolismo, ajudando a queimar gordura.

 

2)   Frutas ricas em pectina

Variedades que contêm uma grande quantidade desta fibra solúvel são maçãs, uvas, bananas, cerejas (vermelha ou amarela), amoras, damascos e mirtilos. Eles são tradicionalmente consumidos como sobremesa, mas, quando o efeito desejado for maior saciedade, pode ser consumido antes das refeições. Assim, a a fibra e a água geram um maior volume no estômago e impedem que você chegue à mesa com uma ogra faminta.

 

3)   Cenouras

Comê-las entre as refeições ou antes, para evitar a fome, e é uma ideia muito boa. Uma tigela traz quase 1 grama de pectina, uma quantidade significativa.

 

4)   Pipoca

Ajudam a acalmar os maiores apetites, independentemente da sua apresentação. A pipoca há anos – e com razão – tem a reputação de ser calórica, mas é importante considerar seu alto teor de fibras e antioxidantes e seu poder saciante. Sempre que possível, prefira pipoca de panela, e não de microondas.

 

5)   Vitaminas

Perfeitas entre as refeições como um lanche. Não apenas porque eles fornecem minerais, mas também porque o mix de frutas e legumes produz saciedade imediata e ajuda a retardar o desejo de alimentos sólidos.  Bons exemplos são os que misturam maçã, melão, cenoura, aipo e aspargos.