Gestante

Endometriose e infertilidade podem adiar a gestação

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

Endometriose e infertilidade estão relacionadas e podem adiar o sonho de muitas mulheres que desejam engravidar. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), essas duas condições chegam a afetar sete milhões de brasileiras.

Essa doença inflamatória se caracteriza pela presença de tecido semelhante ao do endométrio fora do útero. Uma das principais causas apontadas para seu surgimento é a chamada menstruação retrógrada, que acontece quando o fluxo volta pela tubas uterinas e se espalha para outros órgãos, como os ovários e intestino.

Endometriose e infertilidade: sintomas e causas

De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), o tecido que se aloja fora do útero tem capacidade de se proliferar por outras áreas, aumentando as células e tamanho das lesões.

É a partir dessas lesões que é feita a associação entre endometriose e infertilidade. Confira abaixo alguns dos quadros causados por essa doença inflamatória que pode levar à esterilidade.

  • Distorção anatômica: obstrução das trompas que impede o transporte do óvulo até o encontro com os espermatozoides, no interior da tuba uterina
  • Mudanças no fluido peritoneal: produção de substâncias e células inflamatórias que interferem com a interação entre óvulo e espermatozoide
  • Desordens ovulatórias: provocadas pelas substâncias inflamatórias e modificações nos folículos ovarianos
  • Desordens de implantação embrionária: alterações endometriais pela produção local de estrogênio e resistência à progesterona.

Contudo, mesmo que a endometriose seja considerada grave e crônica, 53% das mulheres desconhecem a sua existência e causas envolvidas, segundo uma pesquisa realizada em 2014 pela SBE, em parceria com a Bayer.

Por isso, relate ao seu médico ginecologista se você sentir cólicas menstruais fortes, dores durante a relação sexual, dores ao defecar e urinar e apresentar sangramento ao realizar essas necessidades fisiológicas.

Endometriose e infertilidade

Não é preciso se desesperar, a dica é buscar auxílio médico qualificado. Foto: iStock, Getty Images

Não tem cura, mas tem tratamento

Mulheres que passam mais de um ano tentando engravidar, mas sem sucesso, devem investigar se a causa envolvida não é a endometriose.  Com o diagnóstico precoce, é possível ir em busca de opções de tratamento que minimizam os impactos no bem-estar.

Além disso, é possível programar uma gravidez com mais tranquilo. Do contrário, quando a endometriose e a infertilidade são descobertas de modo tardio, as trompas podem estar comprometidas em excesso, o que diminui as chances de uma gestação.

Ou seja, a doença não tem cura, mas tem tratamento medicamentoso que age para diminuir os sintomas clínicos e retardar o avanço das lesões. Outra opção é a cirurgia por videolaparoscopia, nem sempre indicada. A melhor saída é conversar com o seu médico sobre as opções disponíveis.

E aí, entendeu melhor a ligação da endometriose e infertilidade? Deixe o seu comentário.