Clínica Geral > Saúde

Apendicite! Todos podemos ter?

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

emagrecer

A apêndice é um órgão linfático fisicamente parecido com um dedo de uma luva e fica localizado na primeira curva do intestino grosso.

Apendicite é a inflamação desse pequeno órgão  Pois devido ao seu posicionamento muitas vezes sofre obstrução por materiais diversos e restes fecais.

apendicite

O quadro inflamatório-infeccioso que caracteriza a apendicite é mais frequente entre 20 e 30 anos e pode ser extremamente grave e levar à morte se o paciente não for tratado a tempo. Pois mesmo sendo um pequeno órgão, uma infeção interna pode se espalhar.

Sintomas

76a4cfontegoogle55

A  falta de apetite é um dos  principais sintomas. Porém, como aparece em qualquer quadro infeccioso, torna-se um sinal inespecífico;

A dor abdominal característica da apendicite, se manifesta do lado direito e na parte baixa do abdômen. É uma dor pontual, contínua e localizada, fraca no início, mas que vai aumentando de intensidade;

Pode ocorrer o colapso do aparelho digestivo, porque o intestino pára de funcionar;

Febre alta e constante.

Náuseas, vômitos e apatia.

O diagnostico é feito pelo médico a partir de um simples exame de toque preciso. Mas devido a outros tipos de inflamação apresentarem o mesmo sintoma de dor abdominal baixa no lado direito, muitas vezes é  necessário uma analise diferenciada por uma tomografia.

Tratamento:

A cirurgia é pequena e as cicatrizes que ficam são quase imperceptíveis. A intervenção pode ser feita também por via laparoscópica ( a lazer) com os mesmos resultados da cirurgia com campo aberto. Se a cirurgia não for realizada nos primeiros instantes do diagnostico, a apendicite pode expor ao risco a vida do paciente.

Dica importante:

Apos a analise medical, não se recuse a ficar internado no hospital, mesmo se a dor não estiver mais muito forte,  enquanto o diagnóstico não for esclarecido. Você pode precisar de cirurgia de emergência.