Fitness

Exercício aeróbico ou anaeróbico? Entenda a diferença

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

Os benefícios dos exercícios são inegáveis, mas nem sempre é fácil definir entre fazer aeróbico ou anaeróbico. A verdade é que primeiro você precisa ter um objetivo e a orientação de um bom profissional. É ele quem irá indicar quais são os melhores tipos de exercícios para o seu caso – ou até mesmo se você deve seguir uma combinação deles.

 

O que torna um exercício aeróbico?

Quando você se exercita de forma aeróbica, o corpo usa glicogênio e gordura como combustíveis. Há um nível baixo a moderado de esforço e, assim, você consegue praticá-lo por longos períodos de tempo.

aerobico

O interesse pessoal é importante ao escolher atividades aeróbicas ou anaeróbicas. Foto: iStock, Getty Images

São muitos os benefícios do exercício aeróbico. Ele não só melhora a saúde geral e a qualidade de vida, mas também pode fazer você viver alguns anos mais. Através de atividades desse tipo ainda é possível queimar gordura, melhorar o humor, fortalecer o coração e os pulmões e reduzir o risco de diabetes.

 

Os exercícios desse tipo mais comuns incluem corridas, natação e ciclismo. Se você é um atleta amador, faça-os em ritmo confortável – para saber o limite, pense que você deve ser capaz de falar sem respirar com dificuldade.

 

Como funciona o exercício anaeróbico?

A execução de um exercício anaeróbico também precisa de energia, mas ela não é obtida através do oxigênio. Uma das fontes de energia desse exercício é o ácido lático, mas nem sempre o acúmulo dessa substância nos músculos é algo positivo.

Ele é capaz de causar fadiga e sensação de queimação, sendo por isso que é difícil fazer uma atividade anaeróbica por períodos prolongados.

 

De toda forma, esse tipo de exercício é importante para a saúde. Isso porque ele constrói massa muscular e aumenta a densidade óssea. Alguns exemplos de atividades anaeróbicas são levantamento de peso, corrida curta e intensa, e treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

 

O que é melhor: aeróbico ou anaeróbico?

Um dos principais fatores que separa as atividades aeróbicas das anaeróbicas é o uso do oxigênio – dispensável no primeiro, mas necessário no segundo.

Além disso, é possível visualizar a diferença entre eles pelo modo como você se sente – a atividade anaeróbica cansa mais rapidamente, enquanto a atividade aeróbica pode ser realizada de forma contínua. Apesar dessas diferenças, cada um deles é importante para a saúde em geral.

 

Quando se trata de emagrecer, tanto o exercício aeróbico quanto o anaeróbico ajudam com a perda de gordura. Em ambos os casos, estudos científicos amparam essa conclusão.

 

No entanto, um componente importante para que o exercício traga benefícios à saúde é fazer algo que você gosta, ou seja, que seja prazeroso. Conforme a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), a prática de uma atividade física é capaz de amenizar o estresse causado pelo dia a dia corrido.

Seja anaeróbico, seja aeróbico, o importante é que sejam realizadas várias atividades, o que também reduz significativamente o risco de lesões. Lembre-se ainda que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é importante falar com um médico sobre sua condição em geral.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!