Clínica Geral > Saúde

Miomas: Sintomas, diagnóstico e complicações

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

miomas

Mais da metade dos miomas são totalmente desprovidos de sintomas. Mas, em alguns casos, eles podem realmente afetar a qualidade de vida das mulheres. Quando suspeitar da presença de tal tumor? Como é diagnosticado? Quais são as possíveis complicações? Descubra as respostas para suas perguntas.

Embora a maioria dos miomas não tenha consequências, eles podem ser detectados de várias formas muito diferentes.

mioma

Sintomas

Na maioria das vezes, os miomas são descobertos acidentalmente durante um exame pélvico. Dependendo da sua localização, tamanho e número, pode ser a causa de vários sintomas tais como:

 

– Menstruação por um longo período, irregulares e às vezes com coágulos;

– Sangramento fora do período menstrual;

– Sensação de peso ou dor pélvica;

– Pressão no intestino, levando a constipação e inchaço;

– Dor durante a relação sexual;

– Dor nas costas e nas pernas;

– Aumento da circunferência abdominal. (Geralmente causados por miomas grandes e localizados dentro da cavidade uterina.)

 

Complicações

As complicações de miomas são raras. No entanto, algumas vezes podem ser graves:

– Anemia: Os miomas podem causar uma perda de sangue muito grave, que pode causar anemia (deficiência de ferro);

– Necrose asséptica: a parada do fluxo sanguíneo no tecido onde se encontra o mioma pode causar dor pélvica súbita, febre e perda de sangue de cor escura;

– O rompimento de um mioma: O rompimento do mioma pode causar mais ou menos dor brutal permanente no local e choque com a reação peritoneal marcada.

– Compressão de órgãos adjacentes: um mioma grande pode comprimir diferentes órgãos: bexiga, veias (edema, varizes, hemorróidas), nervos (neuralgia), reto e cólon sigmóide (prisão de ventre).

Na maioria dos casos, a presença de um mioma não interfere com o desenvolvimento e progresso de uma gravidez. No entanto, alguns se desenvolvem no interior do útero (miomas submucosas) o que pode provocar abortos recorrentes. Finalmente, a deformação do útero que podem causar excepcionalmente leva a implantação anormal da placenta exigindo uma vigilância, pois pode ocorrer uma apresentação anormal da criança no momento do parto.

Como é diagnosticado?

Miomas são descobertos durante um exame ginecológico normal. Se o exame vaginal detectar a presença de um mioma, uma ultra-sonografia pélvica deve completar esta análise, a fim de apreciar melhor o tamanho e forma ou tumores.

ultrassom

Outros exames (ressonância magnética, ou MRI-scan) técnicas de imagem também podem ser usados. Alguns miomas localizados no interior da cavidade uterina (miomas submucosas), o médico pode usar um histeroscópio (pequeno endoscópio inserido através do colo do útero).

 

Fonte: doctissimo.fr