Motivação

Por que as mulheres vivem mais?

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

old couple water plant paris HR

A gente sabe que as mulheres vivem mais que os homens. Sim, mas por quê? Graças a um estudo japonês guiado pelo Huffington Post, o principal ingrediente da pedra filosofal não é mais um segredo: o sistema imunológico.

Na França, as mulheres vivem em média seis anos a mais que os homens. E embora a diferença tenda a diminuir, está longe de ser desprezível.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram o sangue de voluntários. Eles descobriram que o número de glóbulos brancos (que combatem infecções) diminui com o tempo. A novidade: alguns tipos de glóbulos brancos do sangue desaparecem mais lentamente ou mesmo aumentam nas mulheres mais velhas.

O Huffington Post diz que são os linfócitos T (responsáveis por várias defesas do sistema imunológico) e linfócitos B (que produzem anticorpos) que duram mais tempo nas mulheres do que nos homens.

As mudanças nos glóbulos brancos do sangue de acordo com a idade não é a única vantagem que as mulheres têm sobre os homens quando se trata de envelhecimento, explica o Professor Katsuiku Hirokawa, diretor da pesquisa, “As mulheres têm mais estrogênio do que os homens, o que protege contra doenças cardíacas até a menopausa.”

Além disso, a força das mulheres, em comparação com os homens, pode ser explicada por outros fatores. Primeiro, elas lidam melhor com a dor física, elas são mais resistentes a males. Isso é explicado no site da e-santé, que também aponta que as mulheres são mais propensas a se cuidarem e a procurar tratamentos preventivos.

Finalmente, como o envelhecimento é terrivelmente desigual, saiba que você pode aumentar sua expectativa de vida por ser uma mulher, sim, mas também ajuda ser uma mulher rica. Essa é a conclusão a que chegou o Le Point, em 2009: as mais favorecidas tendem a morrer mais tarde, porque eles são menos obesos e menos fumantes do que as mortais comuns. Outra forma de maximizar suas chances de longevidade é ter um corpo em forma de pêra. Isto pode adicionar até 10 anos de expectativa de vida. A explicação é simples, é nos quadris que a “gordura boa” acumula. Por outro lado, evite se parecer com uma maçã! Neste caso, a gordura é armazenada na barriga, o que aumenta o risco de diabetes ou acidente vascular cerebral.

Mulheres ricas e com corpo em forma de pêra são as grandes vencedoras no jogo da expectativa de vida. E bom para elas, uma vez que está provado que as mulheres tem mais dificuldade para aceitar o envelhecimento do que os homens.

Enfim, se você é homem, pobre, fumante e com corpo em forma de maçã, boa sorte! Você vai precisar. rsrs.

Fonte: slate.fr

Foto: Yanidel Street Photography