Cabelos

Rituais de beleza ajudam a manter pele e cabelo saudáveis

Por Redação Doutíssima 16/05/2013

Lábios e cabelos ressecados não valorizam a beleza de nenhuma mulher. Por isso, vale adotar rituais de beleza que vão desde a limpeza da pele até a hidratação capilar. Eles são um modo de realçar os seus traços naturais.

O investimento de tempo e dinheiro em estética comprovam que a população brasileira é vaidosa. O Brasil ocupa terceira posição no ranking de mercado global da beleza, atrás apenas da China e Estados Unidos. O brasileiro tem destinado 2% do seu orçamento para o setor. Segundo a Abihpec, foram movimentados US$ 43,5 milhões só em 2014.

Ritual de beleza

Manter a pele hidratada é essencial em qualquer ritual de beleza. Foto: iStock, Getty Images

Rituais de beleza na rotina

Cuidados diários ajudam a evitar doenças e valorizam beleza natural. Veja como cuidar da sua pele, lábios, cabelo e unhas com truques simples – mas que devem ser contínuos e bem executados.

Remover a maquiagem

Antes de aplicar qualquer produto de remoção, faça a higienização facial com lenços umedecidos e use o demaquilante. O acúmulo de produtos de maquiagem pode causar o entupimento dos poros, o que favorece o aparecimento de cravos, espinhas e ainda estimula o envelhecimento precoce, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Cuidados com os lábios

Os lábios não possuem pelos e nem glândulas sebáceas. Por isso, essa região está mais exposta ao ressecamento e rachaduras por conta do clima e desidratação. Também é importante remover a maquiagem dessa região antes de dormir e utilizar balms labiais para manter a hidratação.

É indicado também fazer esfoliações. No entanto, como se trata de uma região mais sensível, é necessário cuidado e delicadeza no momento de fazer cada um dos movimentos.

Fortalecendo os fios

Os fios também sofrem a ação do clima e a exposição ao sol também castiga os cabelos. Por isso, investir em máscaras de tratamento que contenham silicone ou sejam à base de frutas e óleos vegetais é essencial para mantê-los saudáveis.

De acordo com dicas do hairstylist Gil Prando, mulheres que tem o cabelo tingido devem diminuir o número de lavagens para manter a cor viva por mais tempo. “Lavar em dias alternados é o suficiente. Escolher produtos indicados para cabelos quimicamente tingidos é o ideal para aumentar a duração da cor”, explica.

Para manter o brilho, deve-se utilizar um shampoo tonalizante na mesma cor da tintura, capaz de devolver a beleza instantaneamente. Além disso, também é preciso investir em hidratação para evitar o aspecto seco e quebradiço.

Proteção solar

A exposição à radiação ultravioleta tem efeito cumulativo e ainda estimula o envelhecimento precoce, rugas, manchas e sardas. Isso sem falar que está relacionada ao surgimento do câncer de pele.

Por isso, procure evitar o sol das 10h às 16h, pois é o período mais intenso dos raios. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda ainda que se use protetor solar de FPS 30 ou maior.

E aí, anotou todas as dicas para fazer os seus rituais de beleza? Deixe um comentário.