Relacionamento

Até que ponto fazer sacrifícios por um relacionamento vale a pena?

Por Redação Doutíssima 17/05/2013

couples-holding-hands-at-beach

Todas nós já passamos por isso – geralmente nós amamos ajudar a tornar a vida dos nossos parceiros mais fácil. Felizes nós assumimos tarefas como passear com o cachorrinho quando eles não estão se sentindo bem, lavamos a louça enquanto ele relaxa no sofá depois do trabalho. Às vezes, essas tarefas podem nos colocar no caminho errado. Quando percebemos estamos revirando os olhos enquanto arrumamos a pia (de novo), suspiramos quando eles ligam do trabalho e pedem para ir começando a preparar o jantar, e resmungamos com nossos amigos que não nos sentimos devidamente apreciadas.

Pode ser uma linha tênue entre o amor e o aborrecimento… qual é o limite? Um estudo da Universidade do Arizona teve como objetivo descobrir isso. Eles enviaram pesquisas diárias online para 164 casais e solteiros durante uma semana, pedindo-lhes sobre o stress diário, o seu nível de compromisso com a sua parceira, e os sacrifícios pessoais que fizeram essa semana. “Nível de compromisso” neste estudo se referia em quando unidos e satisfeitos os casais se sentiam e o status da relação. “Sacrifícios” foram todas as pequenas práticas diárias feitas para manter a qualidade do relacionamento, qualquer coisa desde o cuidado dos filhos até trabalho doméstico.

As conclusões do estudo foram algo que você talvez já tenha notado em seu próprio relacionamento. No geral, as pessoas que fizeram sacrifícios para seu parceiro disseram que se sentirem mais comprometidas com o relacionamento… até certo ponto. Quando os parceiros fizeram sacrifícios em dias estressantes, eles se sentiram menos comprometidos: o ato não se tornou um gesto de amor, mas apenas uma outra tarefa chata para fazer naquele dia. Isso significa que nós podemos culpar nossos chefes pelas brigas que temos com nossos parceiros? (Provavelmente não.)

Outro achado interessante? Aqueles que recebem os sacrifícios de seus parceiros não se sentem mais comprometidos com seus parceiros esforçados. Possivelmente, dizem os pesquisadores, porque eles nem sequer tinham conhecimento de que os outros tinham feito algo de especial para eles. É, não fique esperando por um cartão de agradecimento!

Fonte: care2.com