Clínica Geral > Medicamentos > Saúde

Conjuntivite, cuidado redobrado nos meses frios

Por Redação Doutíssima 17/05/2013

 

conjuntivite1

“Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.”

Causas 

A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes como poluição e o cloro de piscinas, por exemplo, e por vírus e bactérias. Neste último caso ela é contagiosa.

Muitas pessoas cometem o ero de pensar que conjuntivite é uma doença tipica do verão, e acabam se descuidando nos dias mais frios, mais a possibilidade de contrair a doença aumenta devido ao descuido. Por termos a tendência de ficar mais tempo em lugares fechados nos dias frios, a conjuntivite pode ser transmitida mais facilmente.

Sintomas

conjuntivite_zps8ee83dcf

Os sintomas principais da conjuntivite são a vermelhidão nos olhos devido à inflamação, e a sensação de ter areia nos olhos. O corre o aumento do lacrimejamento e as pálpebras ficam inchadas e avermelhadas.

Ao acordar a pessoa percebe uma secreção amarela que dificulta a abertura dos olhos ( olhos amanhecem colados).

Os sintomas da conjuntivite viral se diferenciam pela ocorrência de dor intensa nos olhos e intolerância à luz.

Tratamento e Prevenção

conjuntivite

Lave os olhos e faça compressas com água gelada, e limpa ( filtrada ou fervida), ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não faça utilização de medicamentos sem concedimento de um médico. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um especialista. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Para prevenir, a dica essencial é a higiene continua  lavar as mão frequentemente, evitar aglomerações e piscinas públicas, não coçar os olhos, e trocar regularmente as fronhas do travesseiro e os lençóis.