Cabelos

Escova progressiva sem formol existe e pode surpreender com resultados positivos

Por Redação Doutíssima 07/06/2014

Depois que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a escova progressiva com formol, a indústria cosmética teve que se adequar e desenvolver produtos capazes de mudar o desenho natural dos fios sem danificá-los e com princípios ativos que não põem em risco a saúde. Foi aí que surgiu a ideia de uma escova progressiva sem formol.

escova progressiva sem formol

Ao buscar um alisamento para seu cabelo, prefira escova progressiva sem formol. Foto: Shutterstock

Após a nova regulamentação, a concentração máxima de formol permitida em formulações cosméticas é de 0,2%, dosagem insuficiente para produzir um alisamento nos fios.

Também conhecido como formalina, o formol é um líquido incolor tóxico, de cheiro forte e característico, obtido a partir da dissolução do gás formaldeído. É empregado na assepsia de material cirúrgico em geral e para preservar cadáveres por ter ação bactericida e antisséptica.

escova progressiva sem formol

Hoje em dia, já existem diversos tipos de escova progressiva sem formol que, além de alisar, tratam e deixam os fios saudáveis. Entre os métodos de alisamento que não utilizam a substância, está o Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8 e ométodo X-Tenso Progressivo, L’ Oréal Professionne.

O Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8 é um produto que tem como principal componente a amônia, substância que, em contato com os fios, consegue amolecê-los, deixando-os prontos para uma nova modelagem (no caso, o alisamento).

O líquido neutralizante, indispensável após qualquer química, possui formulação rica em proteínas, nutrindo o fio e garantindo que ele fique macio, brilhante e com balanço natural.

Já o método: X-Tenso Progressivo, L’ Oréal Professionnel tem um produto à base de tioglicolato de amônia (um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, deixando-a maleável para ser moldada), desenvolvido com a chamada “tecnologia autocontrole catiônico”.

Em linguagem leiga, isso quer dizer que é capaz de preservar as estruturas de queratina enquanto alisa, mantendo o cabelo saudável. A existência de alternativas no mercado comprova que é possível realizar uma escova progressiva sem formol,

Ainda com formol

Alguns salões continuam oferecendo a antiga versão, sem se atentar às possibilidades da escova progressiva sem formol. Não são poucos os clientes que ignoram os riscos e continuam dispostos a alisar os fios por meio desse método danoso à saúde.

Há ainda espaços de beleza que dizem contar com  ativos naturais que prometem alisar os fios, mas na verdade, elas possuem alguma substância que, quando aquecida, “se transforma” em formol.

O uso do formol pode provocar irritação nos olhos, nas narinas, dor de cabeça, irritação e feridas no couro cabeludo e na pele do rosto, intoxicação e problemas respiratórios. As repetições só agravam o problema: podem ocorrer lesões na córnea, insuficiência respiratória, além da queda de fios.

No alisamento com formol, são feitas aplicações de altas doses de queratina concentrada, que “encapam” os fios, deixando-os perfeitos do lado de fora mas “vazios” do lado de dentro. Assim, após algumas aplicações sucessivas, o cabelo fica sensível, partindo até com uma simples escovação.

Para recuperar o cabelo danificado pelo formol, são indicadas sessões regulares de reconstrução com queratina para recondicionar o fio que foi, de certa forma, esvaziado. Dependendo do estado do cabelo, se ele passar por outra química forte, pode entrar em processo de enfraquecimento severo e queda. Para evitar imprevistos, prefira sempre a escova progressiva sem formol.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos