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Especialidades

Dez alimentos que ajudam na digestão

Por Redação Doutíssima 20/05/2013

Top 20 Best Foods for Good Digestion

Em tese, qualquer tipo de alimento deveria ser digerido pelo seu organismo. Na prática, a forma como os alimentos são preparados (frito, cozido, etc), as propriedades deles e seus hábitos de vida podem interferir no perfeito funcionamento do estômago.

Alimentos gordurosos são péssimos para a digestão. É bom evitá-los. A boa notícia é que a natureza nos oferece várias opções para tornar a digestão mais suave e evitar efeitos indesejados (mal estar, desconforto, diarreia, etc).

Seguem alguns alimentos que facilitam a digestão:

  • Maçã: como se diz em inglês, “an apple a day keeps a doctor away” ou em bom português – uma maçã por dia mantém um médico longe. Na língua portuguesa não rima, mas já dá um bom indicativo de como a maçã faz bem à saúde. Trata-se de um alimento rico em vitaminas e minerais. A pectina também aumenta o teor de bactérias boas para o funcionamento do intestino;
  • Banana: rica em fibras, potássio e eletrólitos;
  • Batata doce: rica em fibras, carboidratos e manganês. Melhor ainda se for consumido com casca. Excelente para tratar úlcera;
  • Abacate: uma das frutas mais ricas em fibras. Também contém gorduras mono saturadas.  Excelente para o pâncreas;
  • Aveia: rico em fibras solúveis, vitamina E, zinco, dentre outros. Fibras solúveis ajudam no bom funcionamento do sistema digestivo, além de contribuir para limpá-lo. Apenas é bom consultar um nutricionista caso tenha alergia a glúten;
  • Azeite de oliva: dentre vários nutrientes, destacam-se a vitamina A e a vitamina E. Não só trata como previne vários problemas de digestão;
  • Kiwi: possui vitaminas e alguns ácidos excelentes para a digestão. Além de ter um gosto exótico, porém bastante saboroso;
  • Mamão: facilita a absorção de nutrientes e possui propriedades anti-inflamatórias;
  • Cenoura: bastante vitaminada e com propriedades antioxidantes, cenoura é bom para a vista e para o sistema digestivo;
  • Pera: rica em ferro, potássio, fibras, cálcio e vitamina C. Além de bom para o coração e para o sistema circulatório, é excelente para a digestão.

Todos esses alimentos são muito fáceis de serem encontrados em qualquer feira ou supermercado. No seu café da manhã ou no lanche caem super bem. E então, vai incorporá-los à sua dieta?

Fontes:

Health me up

Health


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