Zen

Como acalmar as crianças com aromaterapia

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

Toddler with Yellow Flowers

A tecnologia presente nas nossas vidas nos deixa agitados e acelerados. É muita informação, muitas opções de entretenimento e queremos usá-los todos ao mesmo tempo. E as crianças também são influenciadas pela tecnologia. Quem nunca se admirou com uma criança de 2 anos que sabe manipular com precisão um tablet ou um celular? É como se já nascessem sabendo.

Mas será que essas questões da vida moderna podem afetar o dia-a-dia dos pequenos? Alguns especialistas acreditam que sim. É muito comum ver crianças inquietas, que não conseguem se concentrar em uma única brincadeira ou não conseguem fazer seus deveres.

O cigarro também pode ser responsável por problemas de comportamento das crianças. Uma pesquisa recente – publicada no periódico Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine – feita em crianças entre 8 e 15 anos de idade, mostrou que as expostas ao fumo passivo tinham mais risco de sofrer com depressão e problemas comportamentais, incluindo o transtorno de ansiedade e de atenção. As crianças cujas mães fumaram durante a gravidez também tiveram efeitos colaterais graves, ligados a problemas cardíacos e respiratórios, e foram mais propensas a ter problemas de comportamento.

 

Problemas no comportamento

Em muitos casos a agitação infantil é comum no dia-a-dia, a inesgotável energia que eles tem precisa ser extravazada de alguma forma. No entanto, em alguns casos pode estar relacionada a algum tipo de distúrbio de comportamento. Para saber se é este o caso, observe se a sua criança apresentou com frequência nos últimos seis meses pelo menos três dos sintomas listados abaixo:

Agitação das mãos ou pés;

Não permanece sentado;

Corre ou escala paredes constantemente;

Tem dificuldade para brincar ou se envolver em atividades que requerem atenção;

É ligado no 220V o dia inteiro;

Fala demais;

Dá respostas precipitadas;

Tem dificuldade para aguardar sua vez;

Interrompe ou se mete em assuntos de outros, como conversas ou brincadeiras alheias.

 

Aromaterapia para acalmar os pequenos

Aromaterapiaa

Se você identificou esses sintomas, busque uma ajuda de um especialista. Uma boa opção para complementar o tratamento é a aromaterapia, que trabalha as emoções através de óleos essenciais.

Aprenda abaixo uma sinergia para diminuir a agitação e a ansiedade dos pequenos:

7 gotas de óleo essencial de tangerina

12 gotas de óleo essencial de lavanda

5 gotas de óleo essencial de capim limão

Misture as quantidades de gotas acima em um recipiente de vidro âmbar, pingue de 4 a 5 gotas diluídas em um pouco de água em um difusor elétrico ou um aromatizador com vela.

Misture os óleos e pingue de 4 a 5 gotas em água em um difusor elétrico ou potpourri. Deixe no ambiente que as crianças se encontram, para deixá-las mais calmas. Para que durmam melhor, pode deixar somente o óleo essencial de lavanda no difusor elétrico ou pingar 2 gotinhas no travesseiro antes de dormir.

Outra alternativa é pingar algumas gotas de lavanda na água do banho do bebê ou no box do banheiro. Depois ligue o chuveiro e deixe a água cair, já que o próprio vapor vai ajudar a relaxar e diminuir a agitação das crianças.

Lembre-se: nunca utilize os óleos essenciais diretamente sobre a pele, consulte sempre um aromaterapeuta para orientação e utilização dos óleos essenciais.

Fonte: Personare