Sem categoria

Como emagrecer com saúde

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

healthy-eating3-saidaonline

Com muita frequência, as mulheres fazem da perda de peso algo muito mais difícil do que precisa ser. Elas optam por dietas extremas que causam irritação, fome e pequenas escolhas de vida acabam sabotando a dieta. Há ainda alguns hábitos alimentares e emocionais que impedem a dieta antes mesmo de começar. Mas, aleluia! Existe sim uma maneira melhor! Você pode perder peso sem se sentir miserável. Ao fazer escolhas mais inteligentes a cada dia, é possível desenvolver novos hábitos alimentares que deixam você se sentindo satisfeita e aumentam as suas chances de emagrecer com saúde.

A solução para uma perda de peso saudável e permanente

Dicas para começar:

– Pense em mudar de vez o seu estilo de vida, e não em uma dieta de curto prazo. Isto mesmo, pense na perda de peso como uma mudança de vida e um compromisso permanente para a sua saúde e para a sua vida. Várias dietas populares podem ajudar na sua perda de peso, mas as mudanças permanentes em seu estilo de vida e escolhas alimentares são o que realmente funcionam no longo prazo.

– Fique em contato com quem te apoia. Apoio social significa muito. Procure apoiar-se na sua família, amigos, ou um grupo de apoio, de modo que você obtenha o incentivo que você precisa.

– Devagar e sempre. Se o que você quer é emagrecer com saúde, é melhor faze-lo devagar. Perder peso muito rápido pode afetar corpo e mente, fazendo você se sentir fraca, esgotada e doente. Quando você perde peso muito rápido, na verdade você está perdendo principalmente água e músculo, em vez de gordura.

– Defina metas para manter-se motivado. Mas cuidado, metas de curto prazo, como querer caber em um biquíni para o verão. Estas geralmente não funcionam bem para se sentir mais confiante ou ser mais saudável.

– Use ferramentas que ajudam a acompanhar o seu progresso. Mantenha um diário alimentar e pese-se regularmente, mantendo o controle de cada quilo que você perder. Ao manter o controle de seus esforços de perda de peso, você vai ver os resultados no papel, o que irá ajudá-lo a permanecer motivado.

– É importante que você se sentir satisfeito de modo que você possa ficar com ele por bastante tempo. Se um plano de dieta não funciona, tente outro. Há muitas maneiras de perder peso. A chave é encontrar uma que funciona para você.

 

Estratégias para o emocional durante a dieta

-Se você come depois de um longo dia – encontre outra maneira de se recompensar. Relaxe lendo um livro ou uma revista, uma xícara de chá, ou um banho quente.

-Se você come quando se sente sem energia – tente dar uma volta na quadra, ouvir música agitada, dar uns pulinhos ou tire uma soneca rapidinha de no máximo 30 minutos.

-Se você come quando está entediado – entre em contato com pessoas ao invés da sua geladeira. Ligue para um amigo que te faça rir, leve o cachorro para passear, vá a qualquer lugar público.

-Se você come quando está estressado – encontre uma maneira saudável de se acalmar. Tente exercícios físicos, exercícios de respiraçãoo, yoga, meditação.

 

O segredo para se sentir saciada enquanto perde peso: fibras

Se você quer perder peso sem sentir fome e privação todo o tempo, comece a comer alimentos ricos em fibras. Os alimentos ricos em fibra tem mais volume. Eles também levam mais tempo na mastigação, o que fornece sensação de saciedade. Alimentos ricos em fibras também levam algum tempo a mais para digerir, o que significa que você vai se sentir mais completo. Não há nada de mágico nisso, mas os resultados de perda de peso aparecem assim.

Alimentos ricos em fibras são:

Frutas e vegetais – Aproveite frutas inteiras e todas as cores (morangos, maçãs, laranjas, nectarinas, ameixas), saladas de folhas e vegetais verdes de todos os tipos.

Grãos – selecione grãos de qualquer tipo (feijão, lentilhas, ervilhas, grão de bico). Adicione em sopas, saladas e entradas. Não esqueça dos grãos integrais – Tente cereal rico em fibras, aveia, arroz integral, macarrão integral, pão integral ou multigrãos.

 

Mudando o estilo de vida 

-Durma bastante. Falta de sono está diretamente ligada com mau-humor e ganho de peso. Exaustão atrapalha o funcionamento da mente o que pode facilmente levar a más escolhas de alimentação.

-Desligue a TV. Ou não desligue, mas levante-se do sofá. Procure fazer um pouco de exercício enquanto assiste o seu programa preferido.

-Exercite-se. Troque o elevador pelas escadas, estacione o carro na vaga mais distante. Pouco já ajuda.

-Beba muita água. Você pode reduzir a quantidade diária de calorias com água.

Fonte: Help Guide