Clínica Geral > Saúde > Tabagismo

Doenças causadas pelo tabagismo estão entre as que mais matam no mundo

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

05.21 cigarro

 

Para a Organização Mundial da Saúde(OMS) saber quantas pessoas morre anualmente e identificar as causas da morte é um fator que ajuda a evitar outras mortes causadas por doenças. Anualmente 50 milhões de pessoas morrem no planeta inteiro. Pensando de forma prática, isso é o equivalente a cinco vezes a cidade de São Paulo, ou 600 vezes o Maracanã lotado.Com a análise geral dessas mortes é possível identificar falhas no sistema de saúde e fazer campanhas específicas, e mais eficazes.

 

Atualmente as campanhas contra o cigarro tem sido prioridade ao redor de todo o mundo. Segundo o relatório da OMS publicado em 2011 ele está ligado a três das dez doenças mais fatais e é o responsável pela morte de 1 em cada 10 adultos ao redor do globo.

 

Confira quais são essas doenças causadas pelo tabagismo.

 

 1. Derrame e outras doenças vasculares cerebrais

 

Número de mortes: 6,15 milhões (10,8%)

 

O entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos. Isso é um derrame, que na linguagem técnica é chamado de acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE). Os principais fatores de risco para o derrame são: a idade avançada, visto que a circulação sanguínea vai enfraquecendo ao longo do tempo; hipertensão arterial, a famosa pressão alta que exige demais dos vasos sanguíneos; colesterol muito elevado, que vai entupindo as veias; tabagismo, porque o cigarro ajuda no acúmulo de gordura nos vasos; e diabetes, que também causa o entupimento das veias. Fique atento aos sintomas: quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances de sobrevivência.

 

2. Doenças pulmonares obstrutivas crônicas

 

Número de mortes: 3,28 milhões (6,1%)

 

Falta de ar, fadiga muscular, insuficiência respiratória. Estes são alguns dos sintomas das Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC), que incluem a enfisema e a bronquite crônica. Essas doenças geralmente são causadas pelo tabagismo ou mesmo pela exposição passiva à fumaça do cigarro, à poeira e à poluição ambiental ou também por fatores genéticos. As DPOC destroem os alvéolos pulmonares e aos poucos comprometem cada vez mais o funcionamento do pulmão. Está na hora de rever a qualidade do ar que você respira!

05.21 tabagismo

 

 3. Câncer de pulmão, traqueia e brônquios

 

Número de mortes: 1,39 milhões (2,4%)

 

Já está provado: a causa mais comum deste tipo de câncer é a exposição à fumaça do cigarro. É a dificuldade do diagnóstico que torna o câncer de pulmão tão mortal. No Brasil ele costuma ser descoberto quando já está em estágio avançado, o que faz com o que o índice de mortalidade de quem descobre que está com câncer de pulmão seja de 86%.

 

Fonte: Organização Mundial da Saúde