Clínica Geral > Saúde

Esofagite: como prevenir, diagnosticar e tratar

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

05.21 esofagite

Pela origem da palavra, a esofagite nada mais é do que a inflação do esôfago, que é a parte do nosso corpo que leva o alimento da boca até o estômago. Normalmente esta doença é causada pelo refluxo gástrico. O contato do suco gástrico com a parede do esôfago vai, aos poucos, corroendo esta parede o que a deixa sensível e vulnerável. Como sintomas principais da doença estão a azia e um gosto amargo na boca, mas as chances de cura são grandes.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum.


Muitas vezes as pessoas acham que é normal sentir um desconforto depois da refeição e não procuram um médico, por isso muitas pessoas tem esofagite e nem sabem porque os sintomas são muito leves, mas a doença pode se agravar se não for tratada e trazer outras complicações. Se você sente um incômodo ou um mal estar após as refeições, é bom procurar um médico.

Sintomas da esofagite

– dificuldade para engolir;

– dores no peito e na garganta;

– azia e queimação;

– gosto amargo na boca;

– mau hálito.

Tratamento da esofagite

Em casos muito extremos é necessário fazer uma cirurgia, mas normalmente apenas o uso de medicamentos e a mudança de alguns hábitos são suficientes para curar a esofagite. As recomendações são simples: não deitar logo após comer, evitar o consumo excessivo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e bebidas gaseificadas, e não comer alimentos muito condimentados e gordurosos.

Prevenção da esofagite

Para evitar o desenvolvimento da esofagite o principal é manter hábitos alimentares saudáveis. Não ingerir muito bebidas gasosas junto com a refeição, evitar comidas gordurosas e frituras, não comer frutas muito ácidas, e não exagerar nas porções de alimentos. O ideal é optar sempre por carnes magras e legumes bem cozidos, que afastam as possibilidades da doença.

Outro ponto importante é esperar mais ou menos três horas para se deitar após a refeição porque após esse tempo a comida já terá sido digerida.

Fonte: https://www.saudemedicina.com/esofagite-erosiva-causas-e-dicas/ e https://www.tuasaude.com/esofagite/