Sem categoria

O que é o bom colesterol?

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

2

O colesterol, embora muitos não saibam, é uma substância que forma a membrana das células. Sem o colesterol, as células não se desenvolvem, podendo assim comprometer o funcionamento de órgãos vitais. Você sabia também que existe o bom colesterol?

Porém, apesar de útil, essa substância deve ser administrada de forma cuidadosa para que, uma vez estabelecido o equilíbrio, possamos suprir as necessidades de colesterol no sangue, sem desenvolver doses alteradas, que causam o mau colesterol.

Sem colesterol não viveríamos. Mas como saber se a nossa produção está sendo ideal?

coracao

Quando se mede o colesterol do plasma do sangue, a gente chega ao resultado de valor do colesterol total. Nesse valor final estão incluídos os níveis de HDL (High Density Lipoprotein), ou bom colesterol, e os níveis de LDL (Low Density Lipoprotein), o mau colesterol.

Vários estudos demonstram que, nas pessoas com HDL em níveis alterados tanto para baixo quanto para cima; diferente do que é considerado normal para  o seu biotipo, há uma possibilidade menor de ocorrência de doenças cardiovasculares. São as mulheres (especialmente antes da menopausa) que apresentam níveis elevados de colesterol bom. Esse é, provavelmente, um dos mecanismos favoráveis à explicação do período fértil e sua relação contra proteção de ataques cardíacos.

O colesterol bom (HDL), deve ser encontrado no sangue com valores iguais ou superiores a 60mg/dl para garantir um bom funcionamento do organismo.

O HDL é considerado baixo quando se identifica como menor que 40mg/dl para homens e menor que 50mg/dl para mulheres.

Além disso, apresentar nível de colesterol bom baixo é tão ruim quanto ter os níveis de colesterol mau altos, pois sendo uma substância extremamente necessária, a ausência dela pode igualmente causar problemas cardiovasculares, uma vez que as células que constituem as membranas do sistema cardíaco, evitam o acúmulo de gordura no local. https://www.dreamstime.com/-image24586319

Onde encontrar o bom colesterol?

colesterol

  • azeite de oliva e óleos vegetais (canola, girassol, milho, gergelim);
  • amêndoas, abacate, amendoim;
  • ervilhas, queijo tofu, farinha de soja e leite de soja.

Consultar um médico e analisar sempre os seus níveis de colesterol é muito importante. É recomendada a coleta de sangue para dosar o colesterol pelo menos 1 vez por ano.

Quem tiver os valores do colesterol bom baixo deve seguir uma dieta pobre em açúcares e em gorduras e fazer atividade física.

colesterol (2)

😀

Fonte: Drauzio Varella e Revista Vida e Saude