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Nutrição

Alimentos que combatem a anemia

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

anemia

Algumas mudanças em sua dieta pode ajudá-lo a combater a anemia, fazendo com que o organismo absova mais ferro e receba os elementos necessários para a produção de glóbulos vermelhos. São eles:

Ferro: as melhores fontes de ferro são feijão, nozes, ovos (principalmente gemas), os cereais enriquecidos com ferro, fígado, carnes vermelhas magras (especialmente carne), ostras, aves, carne escura vermelho, salmão, atum, cereais integrais. O ferro está presente em quantidades significativas no cordeiro, porco e mariscos. É mais difícil para o organismo a absorver o ferro a partir de vegetais, frutas, grãos e suplementos.

anemia ferro

É recomendado diariamente: mulheres com menos de 50 anos, 18 mg; mulheres e homens com mais de 51 anos, de 8 mg. Estes valores irão manter os níveis adequados de ferro,corrigido a anemia. Há 3,6 mg em uma porção 90g de carne bovina, 14 mg em seis ostras, 10 mg em uma porção de cereal fortificado.

Ácido fólico: Esta é uma vitamina B que ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos normais. Fontes de ácido fólico são os vegetais de folhas verdes, frutas, feijão, ervilhas e nozes. Pães enriquecidos, cereais e outros grãos também contêm ácido fólico.

anemia acido folico

É recomendado diariamente: 400 microgramas de ácido fólico por dia. Uma xícara de lentilhas ou feijão fornece quase o mesmo. Outras fontes: vegetais de folhas verdes, suco de laranja, fígado, nozes.

Vitamina C contribui para a absorção de ferro. O corpo não produz vitamina C, e não tem a capacidade de armazená-la. Sua dieta diária deve incluir muitos alimentos que contenham vitamina C. Pimentão verde, frutas cítricas e sucos cítricos, morangos, tomates, brócolis, nabo e outros legumes, batata e batata doce, melão e frutas são boas fontes vitamina C.

anemia vitamina c

É recomendado diariamente: pelo menos um copo por dia de alimentos ricos em vitamina C.

A vitamina B12 é necessária para a produção de células vermelhas do sangue. Aves, carne bovina, leite, queijo, ovos, mariscos, caranguejo, camarão, salmão, sardinha, cereais fortificados com vitamina B12 e bebidas de soja são boas fontes de vitamina B12. Se necessário, você pode precisar de suplementos de ferro e vitaminas. Fale com o seu médico ou um nutricionista.

anemia bitamina b12

É recomendado diariamente: 2,4 mg por dia, quantidade fornecida para cada porção de 90 g de carne bovina.

Fonte: Plaisir Santé


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