Cabelos

Como combater a caspa

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

caspa

A caspa é um problema embaraçoso que afeta homens e mulheres. No entanto, poucas pessoas se incomodam com o inconveniente. A caspa são pequenos pedaços da superfície da pele (caspa) que se apresentam sobre o cabelo e couro cabeludo.

Em um ciclo normal do couro cabeludo, a pele é renovada aproximadamente a cada 21 dias, mas quando o processo está em aceleração, este ciclo dura apenas 5-7 dias. As células são então não maduras o suficiente para ser elimina, o que normalmente faz com que se forme pequenos aglomerados brancos. Estes aparecem no cabelo em suas roupas e escovas.

Por que eu tenho caspa?

As razões exatas para o desenvolvimento significativo da caspa é desconhecida em algumas pessoas. No entanto, sabemos que um organismo microscópico, a pitiríase, seria responsável. Geralmente inativo, ele é ativado por razões ainda desconhecidas, até hoje, em alguns escalpos. É ele que é responsável pela aceleração anômala da renovação do couro cabeludo.

O excesso de sebo, lavar o cabelo ou escovar muitas vezes, stress, excesso de comida, tempo frio, cansaço ou um shampoo: muitas causas que podem acentuar este fenômeno.

A caspa afeta todos os tipos de couro cabeludo, mas reaparece em alguns mais que outros, sem causa aparente. Portanto, ao contrário da crença popular, mesmo que a caspa prefira cabelos oleosos, também pode aparecer em cabelos secos. Estes terão uma tendência para ficarem ainda mais secos.

 

Dois tipos de caspa

É importante saber distinguir os dois tipos de caspa para escolher o tratamento adequado.

– Caspa seca: eles são os mais comuns e geralmente afeta o couro cabeludo naturalmente seco e normal.

Neste caso, é um fenómeno natural que ocorre durante a secagem da pele. Eles são facilmente reconhecíveis, porque eles caem sobre os ombros.

Xampús anti-caspa não são realmente adequados. Só tome cuidado para não irritar o couro cabeludo e escolher xampus suaves.

– Caspa oleosa: eles tendem a permanecer ligado ao cabelo. Freqüentemente afeta o cabelo oleoso. Isto é, as caspas não são a causa da perda de cabelo. Se você tem um problema de perda de cabelo, a causa é outra.

 

Como combater

Existem algumas soluções. A caspa tende a voltar e pode ser rapidamente irritante. Para lutar contra a caspa, use uma ou duas vezes por semana, loções e xampus anti-caspa. Eles permitem que seja formada uma camada para bloquear a proliferação celular.

Atenção: em caso de problemas persistentes, não hesite em consultar um dermatologista.

 

Alguns remédios da vovó

Após a lavagem, faça um enxágue com vinagre(duas colheres de sopa de vinagre e duas gotas de óleo essencial de tomilho). Esta mistura vai deixar seu cabelo brilhante enquanto purifica o couro cabeludo!

A massagem com sal: Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo e elimina a caspa. Massageie com um punhado de sal usado para cozinhar. Realize esta massagem duas vezes por semana e lave o cabelo normalmente.

 

Fonte: Au feminin