Psicologia

Como combater o ciúme

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

ciume

O ciúme, grande vilão da maior parte dos desentendimentos entre os casais.Uma característica natural de qualquer ser humano, que demonstra o seu amor pela aquela pessoal especial. Mas e quando o ciúme deixa de ser uma simples demonstração de afeto e passa a destruir o relacionamento? Como lidar?
Se a ciumenta da relação é você:

– Reconheça que sente ciúme.

– Converse com o seu parceiro a respeito. Diga a ele quais situações a fazem sentir ciúme. Não o pressione nem o ameace.

– Tire um momento para uma reflexão; o que realmente vem desencadeando essas crises de ciúmes? Tente se livrar de todas esses fantasmas irreais que assombram a sua mente.

– Entretanto, você deverá começar a ter mais cuidado na sua relação e avaliar atentamente a sua conduta face ao outro, para verificar se o ciúme foi consistentemente superado.

– Reflita sobre a sua auto-estima, a sua autoconfiança e a sua capacidade de auto-aceitação.

– E por último: fortaleça o diálogo, a confiança e o contato psicológico íntimo; estes são os verdadeiros antídotos contra o ciúme.

 

Se o ciumento da relação é  ele:

– Não o julgue. Acolha-o e compreenda este sentimento, mesmo que o considere sem e fundamento e injusto..

– Não grite, não faça chacota nem o recrimine. Peça-lhe para que ele explique claramente que comportamentos desencadeiam o ciúme.

– Não mude a sua rotina de forma a eliminar as situações que o deixam ciumento. Fazendo isso é como assumir que ele tinha razão ao duvidar da sua fidelidade.

– Converse abertamente com o seu companheiro e faça-o analisar a realidade dos fatos. Ajude-o a entender que as causas do seu ciúme podem estar nele mesmo e não no seu comportamento.

– Não se acanhe e explique a ele o que sente, sempre que for acusada ou espiada, para desmontar suspeitas infundadas ou fantasias delirantes.

– Faça-o tomar consciência do paradoxo que é duvidar de si e, ainda assim, dizer que a ama.

Se mesmo após todas essas tentativas as crises de ciúmes não tiverem desaparecido, é importante recorrer a ajuda terapêutica, pois o ciúme em excesso pode acabar dando um fim à sua relação. Ciúme é coisa séria!

 

Fonte: Activia