Estética

Como tratar calos

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

mulher-com-dor-no-tornozelo

Calos e calosidades podem ser tratados com vários tipos de produtos e medicamentos para engrossar quimicamente a parte debaixo da pele morta. Esses produtos compartilham o mesmo princípio ativo – ácido salicílico, o ingrediente usado em produtos para remoção de verrugas.

O ácido salicílico é um queratolítico, o que significa que dissolve a proteína (queratina) que constitui a maior parte da espessa camada de pele morta. Se usados conforme indicado nas instruções da embalagem, estes produtos são suaves e seguros para a maioria das pessoas. Tratamentos de ácido salicílico estão disponíveis em diferentes formas, incluindo:

• aplicadores,

• gotas,

• almofadas,

• gesso.

Todos esses tratamentos cuidam a parte superior da pele branca e permitem que você corte ou descasque o tecido morto, fazendo com que o calo doa menos.

Recomenda-se geralmente que o ácido salicílico não seja utilizado por pessoas com diabetes ou quando há pele frágil ou má circulação (por causa da preocupação com a forma como a pele pode curar). Nestas situações, a aplicação de ácido salicílico pode potencialmente levar a formação de úlceras na pele. O seu profissional de saúde pode ajudar a determinar se os produtos à base de ácido salicílico são seguros para uso em sua pele.

alivie-pes-cansados

Você não deve tentar cortar ou raspar calos e calosidades em casa. Isto pode levar a uma infecção potencialmente perigosa dos tecidos circundantes. Este procedimento deve ser realizado por um podólogo ou outro profissional de saúde.

O seu profissional de saúde pode também prescrever antibióticos para quaisquer calos ou calosidades que se tornaram infectados.

Quando você deve procurar tratamento profissional para calos ou calosidades?

Se o calo incomoda e não responde ao ácido salicílico e à limpeza, você pode considerar procurar um médico ou podólogo que corte o calo com bisturi. Podólogos também podem te medir com aparelhos ortopédicos para redistribuir o peso em seus pés enquanto você anda, de modo que a pressão dos ossos do pé não se concentrem em seus calos.

Pessoas com pele frágil ou má circulação nos pés (incluindo muitas pessoas com diabetes ou doença arterial periférica) deverão consultar o seu profissional de saúde quando calos ou calosidades se desenvolverem. Além disso, você deve procurar atendimento médico imediatamente se calos ou calosidades mostrarem sinais de infecção (como o aumento da dor, a presença de pus ou outro líquido, inchaço e vermelhidão).

Cirurgia para calos raramente é necessária. Quando o calo é removido cirurgicamente, a pressão que causou a formação em primeiro lugar vai apenas retornar se esta pressão não for removida ou reduzida. Quando necessário, a cirurgia para raspar calos envolve o osso subjacente ou corrige qualquer deformidade que está causando pressão ou fricção indevida na pele.

Fonte: Medicine Net