Clínica Geral > Saúde

O que é e como tratar a Hérnia de Hiato

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

05.22 hernia de hiato

O que é

A hérnia de hiato é uma “bolsinha” que se forma quando uma pedaço do estômago, passa através dum orifício que se chama hiato, no local onde o esôfago atravessa o diafragma encontrando o estômago ficando presa.

No corpo humano há um músculo (chamado músculo do esfíncter esofágico inferior) que é aberto para liberar a  passagem dos alimentos para o estômago e depois fecha novamente para impedir que os ácidos estomacais subam para o esôfago. A formação dessa bolsa prejudica o funcionamento desse músculo, portanto dificulta o fechamento completo do estômago, o que facilita a saída do conteúdo ácido do estômago para o interior do esôfago.

Diagnóstico

Geralmente o diagnóstico da hérnia de hiato é feito a partir dos sintomas, mas há um exame que auxilia no diagnóstico que é a endoscopia digestiva alta.

Causas

Na maioria dos indivíduos é difícil detectar exatamente qual foi o fator que originou essa alteração. Porém já foi constatada uma relação com o excesso de atividades físicas que exigem muita força, como o levantamento de peso e também com problemas como obesidade, traumatismo direto, tumor abdominal e tosse crônica.

05.22 hernia de hiato 2

Sintomas

Muitos casos não apresentam qualquer sintoma, porém ela produz uma outra doença chamada refluxo gastro-esofágico. Os sintomas mais comuns da hérnia de hiato são:

– Azia e queimação;

– Refluxo do conteúdo do estômago para a garganta;

– Arrotos;

– Peso abdominal;

– Digestão lenta;

– Sensação de inchaço do estômago.

É bom ressaltar que a azia crônica pode causar úlceras e esofagite, uma inflamação na parede do esôfago. A subida dos alimentos para a garganta pode gerar ainda tosse e sensação de vômito. Estes sintomas costumam surgir cerca de 20 a 30 minutos após as refeições e tende a desaparecer pouco tempo depois.

Consequências

Em geral, a hérnia de hiato não gera consequências graves. Mas o conteúdo ácido do estômago pode gerar alterações nas paredes do esôfago ocasionando pequenas úlceras que sangram e com o passar do tempo pode gerar até anemia.

Tratamento

O tratamento é realizado através da prescrição, pelo médico, de antiácidos que controlam os sintomas. A partir disse é necessário manter uma dieta equilibrada, com pouca gordura, sem bebidas alcoólicas e alimentos muito condimentados, visto que esses alimentos são difíceis de serem digeridos e pode aumentar os sintomas da doença.

Em casos mais graves, uma cirurgia pode ser feita por laparoscopia.

Fonte: Drauzio Varella e Tua Saúde