Cabelos > Filhos

Cuidado, piolhos podem colocar até cem ovos em um mês

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

Uma coceira aqui e outra ali. Logo a situação está insuportável. Não adianta, os piolhos fazem parte da infância e da vida escolar. Esse parasita ainda tem a capacidade de se alastrar rapidamente, pois em apenas um mês ele é capaz de colocar cem ovos na cabeça, normalmente em regiões próximas as orelhas e nuca.

Os ovos são conhecidos como lêndeas, ficam agarrados aos fios do cabelo e apresentam uma coloração branca. Nessa fase, são mais resistentes aos efeitos dos inseticidas. Por isso, é importante repetir a aplicação depois de uma semana.

Piolhos

Os piolhos são bastante comuns em crianças. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas de infestação

A infestação de piolho, também é conhecida como pediculose, causa coceira intensa e é possível observar escoriações no couro cabeludo. É comum o aparecimento de ínguas atrás das orelhas, de acordo com orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Aliás, é importante lembrar que os insetos não infestam somente a cabeça e podem se espalhar para outras áreas do corpo em que exista a presença de pelos, embora seja menos comum. Quando a infestação é corporal, podem ser observadas escoriações e bolhas vermelhas.

Como eliminar os piolhos

Ter piolho não tem nada a ver com falta de higiene pessoal. Quem afirma isso é Fausto Flor Carvalho, presidente do Departamento de Saúde Escolar da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), que explica como acontece a infestação.

“A transmissão é facilitada pela concentração e proximidade das crianças dentro das escolas. Ainda que o piolho passe pelo contato direto, ele pode passar de pessoa para pessoa por meio de saltos de curtas distâncias”, pondera.

Pessoas que tem cabelo comprido estão mais propensas a ter mais piolho. Com isso, as meninas são as mais atingidas pelos parasitas – mas isso não deixa os meninos imunes as infestações. Agora que você já sabe como acontece a transmissão desse parasita, que tal aprender a combatê-lo?

Pente fino

O pente fino desempenha um papel fundamental no combate dos piolhos que já se encontram na fase adulta. O item não consegue eliminar lêndeas e  por isso, deve ser usado junto com xampu que apresente em sua composição inseticidas. Além disso, é válido apelar para o secador de cabelo, já que o calor pode matar o bicho.

Vinagre

Você deve misturar em um copo duas partes de água com uma de vinagre. Essa mistura, por conta de seu pH ácido, deixa os piolhos tontos, facilitando a sua remoção. Depois de aplicar no cabelo, enrole uma toalha e abafe por meia hora. Só após esse período é que você pode usar o pente fino e retirar os parasitas

E aí, aprendeu como combater os piolhos? Compartilhe o artigo nas redes sociais!