Maquiagem

Saiba como usar maquiagem para esconder espinha

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

Parece que ela surge sempre nos dias mais importantes, de uma forma inconveniente para acabar com sua autoestima. Sim, estamos falando da temida espinha. Seja por conta dos hormônios, da oleosidade na pele ou da alimentação, o fato é que a acne é tão comum que cerca de 80% da população mundial sofre ou já sofreu com ela.

Mas como reagir quando o acúmulo de gordura forma aquela erupção avermelhada e esteticamente incômoda justamente no dia em que você tem uma festa ou algum compromisso importante? Neste caso, o melhor é apelar para a boa e velha maquiagem. 

Dicas de make para disfarçar a espinha

Além de escolher os cosméticos certos, saber a melhor forma de aplicá-los também é fundamental para conquistar um bom resultado na hora de disfarçar a espinha. Assim, você não vai precisar usar nenhum produto em excesso, mas vai garantir um bom acabamento na produção. Veja algumas dicas:

Limpeza da pele

Este é sempre o primeiro passo para qualquer make bem feita: higienizar bem a pele. Se você tem a epiderme oleosa, essa etapa é ainda mais importante. Por isso, antes de aplicar os cosméticos, lave o rosto com um sabonete neutro para evitar o acúmulo de impurezas.

Primer

Assim que a pele estiver limpa, o próximo passo é aplicar um primer. Ele vai cobrir os poros e deixar o rosto com um aspecto perfeito para começar a maquiagem, além de garantir maior durabilidade à produção.

Base

O terceiro passo no processo é uniformizar toda a pele através da base líquida. Você pode aplicar por toda a extensão da face, preferencialmente com o auxílio de um pincel, para garantir boa fixação.

Corretivo

O corretivo líquido ou em bastão é o principal protagonista na hora de esconder a espinha. Atenção ao truque: aplique o produto bem em cima da acne e dê leves batidinhas para uniformizar e garantir que o resultado final esconda a imperfeição de uma forma suave e quase imperceptível.

Para arrematar o look e acabar com qualquer aspecto oleoso na pele, finalize aplicando o pó compacto na zona T do rosto: testa, nariz e queixo. Ele vai ajudar a fixar ainda mais a base e o corretivo, garantindo que a espinha fique bem escondida.

espinha-doutissima-iStock getty images

A dica é não carregar na maquiagem. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar espinhas?

Já dizia um velho ditado que prevenir é melhor do que remediar. Por isso, vale a pena seguir algumas orientações para evitar o surgimento das erupções. Embora a acne possa ter causas diversas, inclusive fatores hereditários e mudanças hormonais, alguns cuidados básicos no dia a dia podem fazer toda a diferença na hora de evitar o incômodo.

A primeira dica é sempre higienizar bem a pele, no mínimo duas vezes por dia: ao acordar e antes de ir dormir. A poluição e as impurezas absorvidas pelos poros favorecem o surgimento de espinhas, por isso a limpeza com um tônico à base de água ou um sabonete neutro é indispensável.

A maquiagem também pode entupir os poros e favorecer o surgimento de espinhas, por isso é importante sempre retirar qualquer cosmético da pele antes de dormir. A alimentação é igualmente relevante: controle o consumo de frituras e inclua mais frutas e vegetais na dieta para evitar a acne.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!