Clínica Geral > Saúde

Tendinite: o que é e como tratar?

Por Redação Doutíssima 22/05/2013

causes-of-tendonitis

A tendinite é uma inflamação no tendão e pode causar muita dor. Normalmente é causada por lesões por esforços repetitivos, a famosa LER, e pode afetar o quadril, o joelho, o cotovelo, o ombro ou o tendão de Aquiles. A área afetada pode ser tratada com repouso e a combinação de outros métodos.  Aqui estão algumas maneiras de tratar a tendinite.

1)   Identifique a causa da dor.

Se foi por causa de um esporte, ou exercício, pare de praticá-lo.

2)   Imobilize a área afetada

Pare de praticar exercícios por 3 semanas para dar tempo ao tendão de se curar. Normalmente ele pode se curar sozinho se você deixa-lo parado.

3)   Recomece sua rotina de exercícios devagar

Uma vez que você tenha imobilizado a área, é bom começar os exercícios de novo, mas vá com calma. Fique longe de esportes de alto impacto. Se você gosta de correr, comece alternando a corrida com um minuto ou dois de caminhada. Preste atençãoo no seu próprio corpo. Se a área afetada pela tendinite recomeçar a doer, descanse mais um pouco.

4)   Alongue antes de praticar exercícios

É importante aquecer antes de se exercitar e relaxar depois de se exercitar para que você não acabe se machucando. Se você já teve tendinite, reserve mais tempo para o aquecimento e para o alongamento.

5)   Use proteção

Se a área afetada é o seu joelho, cotovelo ou pulso, use faixas para que ela não inflame ainda mais. Usar proteção garante que você não vai se machucar mais do que já está. Use a faixa enquanto pratica exercícios e também quando estiver em repouso.

6)   Use medicação anti-inflamatória

Estes remédios vão aliviar a dor da tendinite. Primeiro tente ibuprofeno ou aspirina, mas se eles não funcionarem, seu médico vai receita-lo algo mais forte.

7)   Faça compressas de gelo

Coloque gelo no local machucado no dia em que machucar, ou sempre que sentir dor. Aplique o gelo por 10 minutos a cada duas horas. Faça isso sempre que praticar exercícios ou sentir dor.

8)   Fale com seu médico se a dor persistir

-Seu médico pode recomendar fisioterapia se você não for capaz de tratar a tendinite você mesmo. Um fisioterapeuta vai tratar a área danificada com exercícios que a farão mais forte.

-Seu médico pode recomendar injeções de esteroides para reduzir a inflamação.

-Se nada mais funcionar, o caso pode ser cirúrgico.