Nutrição

Alimentação balanceada ajuda a manter pele saudável

Por Redação Doutíssima 23/05/2013

Rugas, oleosidade, acne, manchas e tantos outros problemas de pele atormentam as mulheres. A alimentação é uma grande aliada na hora de enfrentar esses desconfortos e manter a cútis saudável.

Além de manter uma dieta balanceada, é importante limpar a derme duas vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite, segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Alimentos que fazem bem para a pele

Veja quais são os alimentos que devem fazer parte da sua dieta e quais são os seus benefícios para uma pele cada vez mais saudável e bonita.

Atum

O atum é conhecido por conter ômega 3, substância que é benéfica para o coração e cérebro. Porém, as suas vantagens não param por aí. Esse peixe também tem substâncias antioxidantes que são capazes de retardar o envelhecimento da pele.

“Uma porção fornece 50% da quantidade de vitamina B12 indicada para o consumo e 65% do selênio necessário para o corpo, além disso é um alimento fonte de magnésio”, afirma a nutricionista Beatriz Botéquio.

Cereais integrais

Segundo a nutricionista Ariane Braz Antoni, os cereais integrais são essenciais para quem deseja melhorar a aparência da pele. O zinco, componente encontrado nesses alimentos, age contra o envelhecimento precoce e melhora a regeneração celular e cicatrização.

O cobre, outro componente encontrado nos cereais integrais, é responsável pela formação de tecido conjuntivo, do metabolismo do ferro e na formação de melanina na pele.

Frutas cítricas e espinafre

Tanto as frutas cítricas quanto o espinafre são ricos em vitamina C, que é um antioxidante natural que ainda mantém e produz o colágeno, responsável por manter a sustentação e elasticidade da pele.

Soja

A soja é rica em magnésio, que age contra a acne, dermatoses, manchas senis, verrugas, obstipações crônicas e aumenta a hidratação da pele. Também ajuda a evitar problemas relacionados ao estresse.

Água

Investir na hidratação é essencial para manter a cútis macia e ainda evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Peles mais oleosas também precisam de hidratação. Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda que seja ingerido dois litros de água por dia.

Pele

Os cuidados com a pele devem ser diários. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados diários de higiene com a derme

Primeiro você deve estar atenta ao tipo de sabonete que está usando. Vá ao seu dermatologista e peça para que ele indique um produto adequado para a sua derme. Para quem tem a cútis seca, por exemplo, os ideais para remover impurezas são aqueles que apresentam pH neutro.

Esfoliar a pele duas vezes por semana também está entre os cuidados essenciais. É assim que se remove as células mortas e se promove a renovação celular, além de eliminar as impurezas.

E aí, anotou todos os cuidados? Agora é só colocar em prática!