Motivação

4 dicas para vencer a timidez

Por Redação Doutíssima 23/05/2013

timidez_01 (1)

Depois de entender como parar de ser tímido, você pode tornar-se mais confiante, conectar-se com outras pessoas e se divertir em ambientes sociais. Como um treinador de confiança social, fui capaz de observar várias vezes como aprender isso pode transformar a vida de uma pessoa.

Há uma série de conselhos sobre como parar de ser tímido. Infelizmente, a maior parte dela vem de pessoas que não têm uma compreensão real da psicologia da timidez, e é muito ingênuo ou vago para realmente fazer alguma coisa por você.

Então, aqui estão as quatro ações cruciais que se você tomar, que vão realmente permitir que você pare de ser tão tímido.

1. Pare de ser tímido começando a ser mais social

As pessoas tímidas normalmente fazem o contrário. Muitos ambientes sociais os fazem se sentir ansioso, então eles tentam encontrar maneiras de se livrar dessa ansiedade social dentro de casa. Mesmo se as configurações sociais o deixam nervoso, entre de qualquer maneira, em vez de evitá-los. Mesmo que ser mais falante seja um desafio para você, faça um esforço para falar mais de qualquer jeito.

Você deve deliberadamente fazer as coisas que você teme. E ao fazê-las, você ganha experiência social e torna-se progressivamente mais acostumado a engajar-se em interações sociais. Assim, sua timidez vai diminuindo.

Se você achar que é muito difícil ser mais extrovertido, você simplesmente tem que encontrar oportunidades sociais, onde é mais fácil relaxar. Comece com os eventos pequenos e vá subindo gradualmente.

auto-ajuda-como-superar-timidez-460x345-br

2. Melhore sua auto estima

As pessoas tímidas tem uma maneira de ver a si mesmos e as interações sociais de uma forma imprecisa. Por exemplo, eles podem ver a si mesmos como desinteressantes quando este claramente não é o caso, ou podem pensar que os outros estão tirando sarro com eles em um ambiente social, embora haja pouca evidência para apoiar esta noção.

É importante identificar esse pensamento impreciso. Se o fizer, consegue-se duas coisas. Em primeiro lugar, dá-lhe mais motivação para sair, enfrentar seus medos e ser social, porque você sabe que seus temores não são racionais. Em segundo lugar, ele permite que você corrija as falhas em seu pensamento. O que me leva ao meu próximo ponto …

3. Alinhe seu pensamento

Eu sempre gosto de me referir a timidez como um bug mental. Você está pensando que está grampeado: gera previsões e interpretações distorcidas, o que gera nervosismo. E você precisa depurar sua mente. Uma vez que você sabe o que é impreciso em seu pensamento, você pode começar a praticar o pensamento de uma forma nova, mais construtiva.

Você pode começar a ver as suas qualidades, não apenas seus defeitos, ver as coisas que você faz bem, e não apenas as coisas que você faz de errado, e não se desesperar ao fazer algo bobo na frente dos outros de vez em quando.

4. Continue caminhando

O último, mas possivelmente o mais valioso conselho é que uma vez que você sabe como parar de ser tímido, não é o suficiente. É a aplicação que rende resultados. Eu vi muitas pessoas deixarem de ser tímidas: jovens e velhos, rapazes e garotas. O que todos eles têm em comum é que encontraram um método para superar a timidez que funciona e que foi aplicado de forma consistente por, pelo menos, um par de meses.

E através desta aplicação contínua ao longo de um período de tempo, eles efetivamente reprogramaram seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Isto é o que lhes permitiu ser mais extrovertidos, fazer amigos e desfrutar plenamente de interações sociais.

Um dos erros mais comuns que as pessoas tímidas fazem é que eles desistem muito cedo, muitas vezes quando os resultados só começaram e sua confiança está perto de decolar. E isso é precisamente o que os mantém presos.

Aprender, aplicar, persistir e estar disposto a investir em si mesmo. Esta é a receita para o maior sucesso em superar a sua timidez. Há um grande e lindo mundo lá fora, com muita gente legal nele. E eles estão todos esperando por você.

Fonte: People Skills Decoded