Nutrição

O que é intolerância à lactose?

Por Redação Doutíssima 23/05/2013

woman-with-milk-glass

O que é intolerância à lactose?

A intolerância à lactose acontece quando o corpo não consegue digerir lactose (tipo de açúcar natural encontrado no leite e em produtos derivados do leite). Não é a mesma coisa que uma alergia alimentar.

Quando a lactose passa pelo intestino sem ser digerida, pode causar sintomas desconfortáveis, como gases, dor de barriga e inchaço. Algumas pessoas com intolerância à lactose não podem digerir qualquer produto lácteo e outras podem comer ou beber pequenas quantidades ou determinados tipos de produtos lácteos sem o aparecimento de quaisquer problemas.

A intolerância à lactose é mais comum em adultos. Ela, curiosamente,  ocorre com mais frequência em pessoas de descendência asiática, africana e americanas do que em pessoas de ascendência europeia.

O maior desafio das pessoas que são intolerantes à lactose é aprender a evitar os alimentos que causam o desconforto e ainda obter a quantidade suficiente de cálcio para manter os ossos saudáveis.

O que causa intolerância à lactose?

A intolerância à lactose ocorre quando o intestino não produz lactase suficiente. O corpo precisa de lactase para quebrar e digerir a lactose.

A intolerância à lactose é geralmente genética, e os sintomas se desenvolvem durante a adolescência ou a vida adulta. A maioria das pessoas com intolerância à lactose pode beber pelo menos um pouco de leite ou produtos lácteos sem problemas maiores.

A intolerância à lactose pode ser temporária ou permanente.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de intolerância à lactose podem ser leves ou graves, dependendo da quantidade de lactase o corpo produz. Os sintomas geralmente começam de 30 minutos a 2 horas depois de comer ou beber produtos lácteos. Os sintomas podem incluir inchaço, cãibras, sons vindos da barriga, gases, diarreia e vômito.

Se acontecer de você se sentir mal depois de beber um copo de leite, você provavelmente não tem intolerância à lactose. Mas, se você se sentir doente cada vez que toma leite, sorvete, ou outro produto lácteo,  aí sim, talvez você possa ter intolerância à lactose.

Às vezes pessoas que nunca tiveram problemas com leite ou produtos lácteos de repente desenvolvem intolerância à lactose. Isso é mais comum à medida que envelhecemos.

Se você acha que pode ter intolerância à lactose, converse com seu médico.

Como é diagnosticada a intolerância à lactose?

Um médico geralmente pode dizer se você tem intolerância à lactose fazendo perguntas sobre seus sintomas. Ele também pode pedir que você evite os produtos lácteos por um curto período de tempo para ver se os sintomas melhoram.

Às vezes os médicos pedem exames de sangue para confirmar o diagnóstico. Estes testes simples verificam se você está digerindo a lactose normalmente.

Como é o tratamento?

Não existe cura para a intolerância à lactose. Mas você pode tratar os sintomas limitando ou evitando os produtos lácteos. Algumas pessoas usam leite com lactose reduzida, ou substituem o leite comum por leite de soja. Algumas pessoas que são intolerantes à lactose podem comer iogurte sem problemas, especialmente iogurtes com lactobacilos vivos. Também existe a possibilidade de tomar suplementos alimentares de lactase que ajudam a digerir a lactose.

Para garantir a quantidade saudável de cálcio, principalmente em crianças, adolescentes, mulheres grávidas e mulheres após a menopausa, existem outras opções de alimentos ricos nesse nutriente:

– Brócolis, quiabo, couve, couve e nabo.

– Conservas de sardinha, atum e salmão.

– Sucos e cereais enriquecidos com cálcio.

– Produtos de soja enriquecidos com cálcio, como leite de soja, tofu e soja.

– Amêndoas.

Fonte: Web MD