Clínica Geral > Saúde

Esclerose múltipla: como é e como tratar?

Por Redação Doutíssima 23/05/2013

ajudando uns aos outros

A esclerose múltipla (EM) é uma doença potencialmente debilitante na qual o sistema imunológico do seu corpo corrói a bainha protetora (mielina) que cobre os nervos. Dano à mielina provoca interferência na comunicação entre o cérebro, medula espinhal e outras áreas de seu corpo. Esta condição pode resultar na deterioração dos próprios nervos, um processo que não é reversível.

Os sintomas variam amplamente, dependendo da quantidade de danos e os nervos que são afetados. Pessoas com casos graves de esclerose múltipla podem perder a capacidade de andar ou falar claramente. A esclerose múltipla pode ser difícil de diagnosticar precocemente – no curso da doença os sintomas geralmente vão e vem durante meses e podem desaparecer.

A esclerose múltipla não tem cura. No entanto, os tratamentos podem ajudar no tratamento de ataques de EM, controlar os sintomas e reduzir o progresso da doença. Os sintomas de esclerose múltipla variam, dependendo do local de fibras nervosas afectadas.

Sintomas de esclerose múltipla podem incluir:

• dormência ou fraqueza em um ou mais membros

• A perda parcial ou total da visão central, geralmente em um dos olhos, muitas vezes com dor durante o movimento dos olhos (neurite óptica)

• Visão dupla ou embaçamento da visão

• Formigamento ou dor em partes do seu corpo

• Sensações de choque elétrico que ocorrem com certos movimentos da cabeça

• Tremor, falta de coordenação ou marcha instável

• Fala arrastada

• Fadiga

• Tonturas

Sensibilidade ao calor é comum em pessoas com esclerose múltipla. Pequenos aumentos na temperatura corporal podem desencadear ou piorar sintomas de esclerose múltipla.

A maioria das pessoas com esclerose múltipla, especialmente nos estágios iniciais da doença, passam por recaídas dos sintomas, que são seguidos por períodos de remissão parcial ou completa dos sintomas.

Algumas pessoas têm uma forma benigna de esclerose múltipla. Nesta forma da doença, a condição permanece estável e muitas vezes não evolui para formas graves de EM após o ataque inicial.

esclerose-multipla-5

Tratamentos e drogas

A esclerose múltipla não tem cura. O tratamento geralmente se concentra em estratégias para o tratamento de ataques de MS, para controlar os sintomas e reduzir o progresso da doença. Algumas pessoas têm sintomas tão leves que não é necessário tratamento.

Estratégias para o tratamento de ataques

• Corticosteróides. São utilizados principalmente para reduzir a inflamação durante uma recaída. Os efeitos colaterais podem incluir alterações de humor, convulsões, ganho de peso e aumento do risco de infecções.

• Troca de plasma (plasmaférese). Este procedimento remove um pouco de sangue do seu corpo e separa mecanicamente as células do sangue do seu plasma, a parte líquida do sangue. Os médicos, em seguida, misturam as células do sangue com uma solução de substituição e retornam o sangue para o corpo. Troca de plasma, por vezes, pode ser usada ​​para ajudar a combater os sintomas graves de recidivas da esclerose múltipla em pessoas que não respondem aos esteróides intravenosos.

Há uma série de medicamentos que podem ser usados para controlar ou retardar os sintomas da esclerose múltipla. Consulte um médico para entender as opções.

Estratégias para o tratamento de sintomas

• Fisioterapia. Um fisioterapeuta ou profissional pode lhe ensinar alongamentos e exercícios de fortalecimento e mostrar-lhe como usar dispositivos que podem facilitar as tarefas diárias.

• Relaxantes musculares. Se você tem esclerose múltipla, você pode experimentar rigidez muscular dolorosa ou incontrolável ​​ou espasmos, principalmente nas pernas. Relaxantes musculares podem melhorar a espasticidade muscular.

• Medicamentos para reduzir a fadiga. Medicamentos podem ajudar a reduzir a fadiga devido à esclerose múltipla.

• Outros medicamentos. Os medicamentos também podem ser prescritos para a depressão, dor e problemas de controle da bexiga ou do intestino que podem ser associados com a esclerose múltipla.

Uma série de outros medicamentos e procedimentos para tratar a esclerose múltipla estão sob investigação. Por exemplo, o transplante de células-tronco está sendo estudado. Em um transplante de células-tronco, os médicos injetam células-tronco saudáveis ​​para o seu corpo para substituir células-tronco doentes.

Fonte: Mayo Clinic