Dança

Zumba classes ajudam a perder calorias

Por Redação Doutíssima 24/05/2013

Emagrecer dançando é o conceito que resume a prática da zumba classes. Durante cerca de uma hora de aula, você vai bailar sequências curtas de ritmos latinos que exercitam o corpo. Salsa, merengue, samba, mambo e cúmbia estão na lista dos rebolados.

Também não é preciso ser nenhum dançarino profissional para começar. O instrutor demonstra os passos e as alunas vão imitando. Alegria geral, muitos sorrisos e as calorias dando adeus ao seu organismo.

Como funcionam as aulas

Criada na Colômbia, a zumba conquistou o público. Ao término da explosão de exercícios misturados com as coreografias, a aula reserva uns minutos para o alongamento das atletas – agora promovidas a dançarinas.

zumba-classes-doutissima-iStock-getty-images

Aproveite para soltar toda a sua energia. Foto: iStock, Getty Images

Analisando a prática sob o ponto de vista físico, os benefícios são numerosos. As coreografias propostas seguem sequências específicas para ativar o trabalho cardiovascular do organismo. De tanto rebolar, a zumba classes também deixa o corpo com mais flexibilidade.

O exercício não tem restrição de idade. Em pouco tempo, você perceberá o quanto glúteos, pernas, braços, abdominais e peitorais são exigidos. Para quem quer emagrecer, é uma excelente alternativa. Uma aula de zumba pode gastar em média 500 calorias.

Dançar e cantar exercem no ser humano efeitos psicológicos. A música, o espírito de convivência e o sentimento de liberdade são elementos que podem aliviar o estresse significativamente.

Outra vantagem a ser considerada é a questão da memória. A cada sessão você incentivará o cérebro a recordar as coreografias. Quem é fã da zumba classes garante que ela faz bem para o corpo e para a alma.

Quem pode fazer zumba classes

O objetivo principal desta prática não é seguir exatamente os movimentos, mas se soltar. Tente não pensar sobre o julgamento do seu vizinho. Sinta-se confortável para desenvolver cada passo no ritmo que ele exige.

A roupa perfeita para a zumba é aquela em que você se sentir mais leve. Legging, blusa, shorts, tanto faz. A escolha é sua, mas se prepare para suar – e muito. É aconselhável levar um par de tênis, uma pequena toalha para secar o suor e uma garrafa de água para se refrescar.

Crianças também podem praticar o esporte. As atividades para os pequenos são direcionadas ao condicionamento físico deles. Elas envolvem jogos e brincadeiras, conforme as idades.

Ficou com vontade de experimentar? Procure uma academia. A maioria delas já oferece zumba classes, assim como as escolas de dança. Em alguns locais, as aulas são divididas por idade ou pelo condicionamento físico das participantes.

Lembre-se de que o ritmo intenso também conquista adeptos da terceira idade. Com este público tão especial, os professores trabalham o equilíbrio. Em resumo, dá para toda a família aproveitar.

Se você tem alguma patologia, como pressão alta, converse com seu médico antes de se matricular. É provável que a própria academia solicite alguns exames para verificar em qual turma você se sentirá melhor.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!