Especialidades > Gestante

O que é a diabetes gestacional?

Por Redação Doutíssima 24/05/2013

05.24 diabetes gestacional 1

Diabetes gestacional é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez porque durante esse período o corpo da mulher pode produzir alguns hormônios que inibem a ação da insulina.

O que é a diabetes gestacional?

Quando a insulina não funciona corretamente, os níveis de glicose no sangue podem aumentar. Normalmente a diabetes gestacional aparece na metade da gravidez e algumas mulheres são mais propensas a desenvolvê-la.

Alguns fatores que aumentam os riscos de você desenvolver diabetes gestacional:

– Engravidar com mais de 25 anos

– Ter histórico familiar de diabetes

– Já iver dado à luz um bebê com mais de quatro quilos ou com algum defeito de nascença

– Apresentar açúcar (glicose) na urina quando fizer uma consulta de pré-natal periódica

– Tiver hipertensão

– Apresentar líquido amniótico em excesso

– Já ter sofrido um aborto espontâneo de causa indeterminada ou tiver tido um natimorto

– Excesso de peso antes de engravidar

Apesar desses fatores que propiciam o desenvolvimento da diabetes gestacional, ela pode ocorrer em qualquer mulher e não é comum a presença de sintomas. Portanto, é recomendado que todas as gestantes façam exames para verificar as taxas de glicose no sangue. O diagnóstico é feito caso a glicose no sangue venha com valores iguais ou maiores a 92 mg/dl no jejum ou 180 mg/dl e 153 mg/dl respectivamente 1 hora e 2 horas após a ingestão do açúcar.

05.24 diabetes gestacional 2

Normalmente, o controle da diabetes gestacional é realizado através de dietas. É importante evitar doces e outros tipos de açucares, além dos carboidratos. Também moderar no consumo de proteínas (carne) e investir na alimentação baseada em frutas e legumes.

Outro ponto importante é fazer três refeições pequenas ou médias e comer um ou mais lanches diariamente. Não pule as refeições nem os lanches. E procure manter a mesma quantidade e os tipos de alimentos (carboidratos, gorduras e proteínas) todos os dias.

A prática de atividade física também é uma medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos. A atividade deve ser feita somente depois de avaliada se existe alguma contraindicação, como por exemplo, risco de trabalho de parto prematuro.

Aquelas gestantes não conseguem controlar os níveis de glicose com uma dieta balanceada e atividades físicas, devem utilizar a insulinoterapia. O uso da insulina é seguro durante a gestação e o objetivo do seu uso é a manter os níveis de glicose dentro do indicado. É importante destacar que a maioria das gestações complicadas pelo diabetes não trazem consequências muito graves nem para a mãe nem para o bebê.

Aproximadamente 6 semanas após o parto a mulher que teve diabetes gestacional deve realizar um novo teste oral de tolerância a glicose. Se a mulher teve diabetes gestacional é mais provável que ela vá desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida. E o aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes permanente após o parto.

Fonte: Diabetes e Minha Vida

 

Saiba mais:

Conheça a dieta do arroz: 4 quilos em 10 dias

Receita de arroz de carreteiro com carne de sol light

Seu corpo agradece! Aprenda 5 deliciosas receitas com arroz integral

Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?

Benefícios do Freekeh

Use a farinha de coco para emagrecer

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite

Ainda não leu?

Bebidas que deixam cabelos, pele e corpo impecáveis

Bebidas vitaminadas para dar energia

8 Receitas de drinks famosos para você impressionar

10 Dicas para alimentar-se melhor

Conheça as 7 frutas mais diuréticas

5 Saladas refrescantes e nutritivas para o verão

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer