Sem categoria

Como funciona a mudança de voz nos garotos

Por Redação Doutíssima 25/05/2013

justin-bieber

Puberdade

Com a chegada da puberdade, muita coisa muda, nos meninos, a mudança é ainda mais evidente tanto no crescimento físico  quanto na mudança de voz. Isso ocorre devido ao aumento considerado de testosterona, chamamos de explosão de testosterona.

Relação entre a testosterona e a voz.

191289-360x306

Esse hormônio, responsável pelo crescimento e pelo desenvolvimento do aparelho reprodutor, faz com que a laringe cresça, esticando assim os músculos que revestem as cordas vocais. Como nos meninos, a cartilagem é maior, somente os garotos ganham essa nova cateterística que faz o som da voz soar mais grave: o gogó.

Antes da adolescência, as crianças de ambos os sexos têm o mesmo tamanho de laringe, o que torna as vozes parecidas, entre 250 e 270 hertz (Hz) – unidade que verifica a freqüência das ondas sonoras. Na “fase das mudanças”, a freqüência da voz dos meninos e das meninas cai, tornando o som mais grave, ou seja, a voz mais grossa.

puberdade-precoce-menino-e-menina

Ao mesmo tempo, os ossos da face desenvolvem-se, criando mais espaço para que a voz ressoe. Em consequência, tanto eles como elas sofrem uma alteração vocal, que adquire uma tonalidade mais grave. Mas nos rapazes a nova voz é mais evidente, dado que também as mudanças fisiológicas foram mais acentuadas. E uma dessas mudanças é o aparecimento da chamada “maçã de Adão” – trata-se de uma saliência bastante visível na garganta dos rapazes que resulta do crescimento da laringe, que forma um ângulo. Nas meninas, também acontece mas é menos proeminente.

Há então, todo um “novo equipamento” a que os rapazes precisam de se habituar, o que dificulta o controle da voz: daí os sons desafinados e a alternância inesperada entre graves e agudos. Contudo, assim que a laringe parar de crescer, esses sons desaparecem.

Muitos que possuem voz fina omitem a sua voz grave por vergonha

Duração do processo

Este é um processo que pode ocorrer entre os 11 e os 14, 15 anos e que tanto pode ser progressivo como brusco. Apesar de normais, os sons desafinados podem ser causa de embaraço e desconforto social, mas a boa notícia é que são temporários.

Alguns meses, no máximo um ano, apos o inicio das mudanças, os rapazes passam a ter voz de homens adultos.