Além de serem companheiros leais e cativantes, os estudos provaram o que a gente já sabia: os nossos animais de estimação trazem benefícios reais para a nossa saúde. Confira!
De acordo com estudos recentes do International Observatory Welfare da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (França), realizado em sete países (França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, Estados Unidos, Japão), foi provado que possuir animais de estimação é bom para a saúde. Quase 68% das pessoas entrevistadas, de fato, acreditam que ter um animal de estimação permite ter uma vida mais feliz e saudável. O que é uma boa notícia para nós, que amamos animais! E, sem surpresa nenhuma, cachorros e gatos são os mais populares, bem acima dos peixes, pássaros e coelhos. Nhóim!
- Animal de estimação: uma fonte de realização pessoal.
Particularmente presente nos lares com crianças, o cachorro parece ser o companheiro perfeito para a vida de família, enquanto o gato está presente em todos os tipos de lares (solteiros e idosos, por exemplo). O que explica que os animais são benéficos tanto para adultos como para crianças.
A pesquisa constatou que as pessoas entrevistadas acreditam que um animal de estimação é uma verdadeira fonte de felicidade. Inclusive, aqueles que têm um em casa, dizem que cuidar do seu animal dá uma sensação de bem-estar cotidiana. Para adultos e aposentados, o contato com um deles é uma ligação social que pode acabar com a solidão e manter um estilo de vida saudável, além de ser um incentivo para novos encontros.
- Um estímulo para a criação das crianças.
Para as crianças, os benefícios são múltiplos. Isso tanto de um ponto de vista fisiológico quanto psicológico. Os animais de companhia permitem à criança desenvolver mais rápido o seu sistema imunitário. A probabilidade delas desenvolverem infecções respiratórias baixa 30% , além de serem menos sujeitas a doenças de ouvido, tipo a otite. Elas também precisam de menos antibióticos que as outras crianças. Os animais de estimação também favoreceriam o desenvolvimento de suas competências comunicativas e compreensivas do mundo em geral. O animal de estimação é identificado como o melhor amigo e confidente da criança, permitindo-a desenvolver características sociais como a lealdade, a fidelidade e a noção de responsabilidade.
- Um terapeuta surpreendente nos lares de idosos.
Para os idosos, os animais podem trazer benefícios inesperados às atividades internas das casas de repouso como o desenvolvimento da mobilidade, dos sentidos, das expressões e até mesmo da memória. Acariciando um gato, por exemplo, uma pessoa idosa está trabalhando o músculo do ombro sem saber… Uma maneira interessante de tornar o momento temido da reabilitação um pouco mais agradável!
E para você, qual o seu animalzinho favorito?
Fonte : Cotemaison.fr