Relacionamento

Quanto tempo dura o amor?

Por Redação Doutíssima 26/05/2013

Quando estamos apaixonados acreditamos que esse sentimento vai durar para sempre, mas será que estamos certos? Será que o amor tem prazo de validade?

Segundo a pedagoga e especialista em relacionamentos Mônica Santoro, se amor for mesmo verdadeiro ele vai continuar. ‘Podemos afirmar, sem o risco de errar, que o amor transforma e vence todas as barreiras. Não há problema, doença, dificuldade ou diferença que resista a todas as coisas boas que esse sentimento traz’.diz a pedagoga.

Porém uma pesquisa feita pela Universidade de Pávia, na Itália, explica que esse sentimento é  fruto de reações bioquímicas do cérebro, que passa a produzir uma proteína chamada neutrofina quando um casal está apaixonado e essa substância traz sensações de euforia e dependência, comuns no início do relacionamento. Mas após passar um ano, a neutrofina deixa de ser produzida e o amor acaba. Será?

Quando nos apaixonamos, ficamos mais bonitos: a pele, o rosto, o sorriso, a forma de vermos as coisas… tudo parece mais ganhar mais brilho. ‘Se alimentamos a nossa alma com sentimentos maus, atraímos coisas más, mas, se damos espaço àquilo que é bom, a vida fica melhor. Além de conseguirmos encontrar o lado positivo das coisas, trazemos ao espírito e ao corpo tudo o que há de melhor à nossa volta’, diz Mônica. 

love-couple_00405501

O amor é ótimo remédio para tudo e deve estar presente em todas as relações: entre pais e filhos, amigos e familiares. ‘Muitas pessoas ainda acham que isto é filosofia barata, mas, quando começamos a pensar e a agir assim, a vida transforma-se’,  acrescenta.

É claro que o amor não sobrevive sozinho e deve ser cultivado a cada dia, com amizade, confiança, fidelidade, companheirismo, bom senso e cumplicidade. ‘Não se pode desistir de ser feliz. Essa busca renova-se a cada dia e não é fácil, mesmo quando se ama muito. Os obstáculos surgem a qualquer altura, mas não podemos esquecer que não são permanentes nem maiores do que nós’, alerta Mônica.

E você, acredita em amor?

Fonte: Activa

Enhanced by Zemanta