Gestante

De onde vêm os enjoos ou náuseas da gravidez?

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

nauseas da gravidez

De onde é que estes vêm náuseas?

As náuseas que afetam muitas mulheres durante o primeiro trimestre da gravidez seriam a consequência de uma sensibilidade incomum ao cheiro? Esta é a tese defendida por dois ginecologistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, incluindo um livro sobre náuseas e vômitos, provavelmente referência duradoura sobre o assunto.

Depois de analisar todos os artigos publicados sobre náuseas e conduzir a sua própria investigação, os autores descobriram que a maioria das mulheres que sentem náuseas durante a gravidez são incapazes de suportar o cheiro geralmente considerado agradável como cheiro de comida ou perfume. Segundo os pesquisadores, o “cheiro” representa quase que o único responsável pelas náuseas.

Um argumento para apoiar essa tese: Algumas mulheres carregam uma doença genética associada à infertilidade e perda do olfato. Com o tratamento adequado, essas mulheres têm acesso a uma gravidez e são poupadas das náuseas.

 

O estrogênio e as náuseas

O ponto comum entre a gravidez, náuseas e cheiro poderia ser representado pelo estrogênio, hormônio sexual feminino. Este hormônio aumenta quando a mulher está grávida e é essencial para a manutenção da gravidez. Sabemos também que o estrogênio pode causar náuseas e este sintoma também faz parte dos contraceptivos orais tradicionais como reações adversas daqueles em mais altas doses.

A presença de náuseas e pode refletir indiretamente o fato de que a gravidez está progredindo normalmente, os autores observam. Alguns estudos parecem sugerir que os partos prematuros são menos comuns entre as mulheres com náuseas.

Assim, de acordo com os autores, o estrogênio levaria  a uma hipersensibilidade ao odor, responsável, entre os indivíduos mais sensíveis, pelas náuseas. Mas a ligação entre os dois fenômenos ainda é incerto. A responsabilidade do estrogênio é suportado pelo fato de que, mesmo fora da gravidez, as mulheres são três a quatro vezes mais propensas a doença do que os homens.

Quase todas as mulheres (98%) apresentaram em um momento ou outro náusea, dizem os autores, com base em pesquisas já publicadas. Melhor: 43% relataram ter tido pelo menos três vezes nos últimos seis meses. Como é difícil ser mulher, não é mesmo?

 

Fonte: Doctissimo