Clínica Geral > Saúde

Entenda a esporotricose

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

E6FARM-27-FIGURA-3-A

A esporotricose é uma doença que ataca tanto seres humanos quanto animais, e é causada pelo fungo Sporotrix schenckii. A infecção normalmente acontece por meio de ferimentos na pele. Em homens, os casos costumam estar ligados ao contato com a terra e manejo de vegetais, já que o fungo se encontra no solo, nos vegetais, madeira e palha. Se há um arranhão ou machucado e manuseio de terra sem proteção, o fungo consegue entrar pela ferida. A esporotricose também pode infectar o ser humano por meio de arranhões ou mordidas de gatos doentes ou pela manipulação das feridas dos animais diagnosticados.

Os gatos podem ser infectados ao arranhar madeiras ou por meio de brigas com outros gatos que já estejam doentes. A esporotricose normalmente se caracteriza como uma infecção benigna, que acomete os vasos linfáticos e a pele, ainda que não atinja as camadas mais profundas. Apenas em casos raros o fungo se prolifera para outros tecidos e órgãos – nesses casos, o primeiro afetado costuma ser o pulmão.

IF

As pessoas infectadas podem observar um nódulo duro e pequeno que vai aumentando de tamanho gradativamente até que se transforma em uma úlcera. Conforme a esporotricose evolui, a infecção vai se espalhando desde os vasos linfáticos do dedo (onde foi iniciada) até os linfonodos, passando pela mão e pelo braço e deixando nódulos e úlceras pelo trajeto. Nos casos raros em que o pulmão é afetado, pessoas com outras doenças associadas podem desenvolver uma pneumonia. Com menor frequência ainda pode haver infecções nas articulações, músculos, ossos e globo ocular.

O diagnóstico se dá visualmente e confirmado por meio de cultura do fungo derivado de uma amostra de tecido infectado. O desenvolvimento da esporotricose é lento e raramente fatal. Se há suspeita da doença, procure um médico imediatamente para que seja iniciado o tratamento com medicamentos especializados.

Fonte: Info Escola