Alimentação infantil > Nutrição

Ideias criativas para fazer as crianças gostarem de vegetais

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

family guy brocoli

Se você é daqueles que tem problemas para fazer as crianças comerem vegetais, não se desespere. Fique sabendo que não é simples, nem fácil, mas não é impossível.

Para começar, seja o exemplo.

Isso mesmo, crianças são espertas. Se elas perceberem que você hesita na hora de comer os seus vegetais, usarão isso contra você. Por isso, mesmo se você não é fã de salada, você vai ter que ser um bom ator.

Introduza vegetais na dieta da criança desde cedo.

Depois que seu filho sai da comida de bebê,  oferecer a ele o que você come irá moldar suas preferências alimentares no futuro. Certifique-se de que haja sempre uma variedade de vegetais na mesa, assim seu filho vai crescer sabendo que é normal comer legumes em cada refeição.

Aceite a ajuda das crianças.

As crianças que se envolvem com a compra dos vegetais e com a rotina da cozinha são muito mais interessadas em comer. Por isso leve seu filho às compras e compre os vegetais pelos quais ele mostrar interesse, mesmo que você não saiba como preparar. Nesse caso, por exemplo, vocês podem pesquisar uma receita na internet e tenta-la no jantar.

Também ajuda se você levar as crianças para a cozinha. Elas podem ajudar lavando os vegetais, ou dependendo da idade, podem até executar tarefas mais complexas. Quanto maior o papel que eles desempenharem no preparo da refeição, mais provável que eles experimentem o que eles mesmos fizeram.

Use a fome em seu favor.

As crianças são menos exigentes quando estão com fome. Por exemplo, é quando elas reclamam de fome antes do jantar que você estrategicamente oferece um prato de cenouras cruas. Se as crianças perderem a fome porque se encheram de vegetais antes da janta, não tem problema!

Estabeleça a regra da mordida.

Faça uma regra de que seus filhos tem que tentar uma mordida em tudo o que é oferecido. Se eles não gostarem, não force. Você vai ver que a persistência compensa. A maioria das crianças não gosta de um vegetal a primeira vez que é oferecido. Você precisa ser paciente e oferecê-lo novamente ao longo de muitas refeições – pelo menos 8-10 vezes.

kid-eating-veggies1

Respire fundo e não perca a paciência. Ninguém disse que criar filhos seria simples! Mas com estes truques na manga você vai fazer os vegetais pelo menos um pouco mais atraentes às crianças. Boa sorte!