Nutrição

Os melhores alimentos para o cérebro

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

feed_your_brain

Lembra da famosa frase “Você é o que você come”? Seu cérebro não poderia concordar mais. Saiba aqui quais são os alimentos que podem aumentar sua saúde e suas capacidades cognitivas.

1 Abacate

avacado_0

É verdade que são calóricos, mas a gordura presente nos abacates é insaturada e contribui para o fluxo sanguíneo. Além disso, abacates baixam a pressão arterial, e como a hipertensão é um fator de risco para a capacidade cognitiva, uma pressão arterial mais baixa promove a saúde do cérebro.

2 Salmão e Atum

stock-footage-pieces-of-salmon-red-tuna-and-sole-fish-on-wooden-plate-isolated-on-white-background

No caso do salmão, omega-3 e ácidos graxos são essenciais para o seu cérebro. São gorduras benéficas para a velocidade de respostas cerebrais e aumento de atenção, além de reduzir o risco de doenças degenerativas. São capazes de melhorias da memória, melhora do humor e reduzir depressão, ansiedade, hiperatividade e disfunção cardiovascular.

No atum, além de ser uma outra fonte de Omega-3, ele tem mais vitamina B6 que qualquer alimento. Esta vitamina está diretamente ligada à memória, cognição e saúde cerebral a longo prazo. Em geral, as vitaminas do complexo B estão entre as mais importantes para equilibrar o humor. A B6, em particular, influencia os receptores de dopamina.

3 Castanhas

nuts

Nozes contém proteínas, altas quantidades de fibras, e são ricas em gorduras benéficas. Para obter um aumento de energia imediato são a melhor pedida. Elas também contém vitamina E, que é essencial para a função cognitiva. Avelãs, amendoins, castanhas, amêndoas e nozes são ótimas opções.

4 Café

i-LOVE-coffee-coffee-25055460-1280-800

Além de estimular o cérebro, os antioxidantes presentes no café ajudam a manter a saúde cerebral. Alguns estudos recentes ligaram o hábito de tomar café com a diminuição de casos de depressão em mulheres.

5 Alho

garlic_310_0

Não apenas é excelente para a redução do colesterol ruim e fortalecer o sistema cardiovascular, tem também um efeito de proteção antioxidante no cérebro.

6 Chocolate

alg-chocolate

É carregado de estimulantes cerebrais, antioxidantes e possui a quantidade perfeita de cafeína. O chocolate envia serotonina para o cérebro, fazendo você se sentir feliz rapidamente.

7 Folhas verdes

What are green leafy vegetables

Por serem ricas em ferro e manganês. Deficiência de ferro está cada vez mais conectada com a síndrome da perna inquieta, fadiga, mau humor, falta de atenção e outros problemas cognitivos.

8 Ovos

egg_16x9

Eles contém proteínas e gorduras que fornecem energia para o cérebro durante horas.

9 Tomates

tomato

Os tomates contém licopeno, um antioxidante que é particularmente bom para o cérebro – ele até ajuda a prevenir casos demência. Mas, para obter o licopeno nos tomates, você tem que cozinha-los. Isso significa que ketchup é bom para o cérebro, mas cuidado. Por causa do açúcar, você deve procurar outras fontes para a ingestão de licopeno. Uma boa ideia é molho de tomate fresco.

10 Azeite de Oliva

OLIVEOIL

Já foi comprovado que o azeite de oliva retarda o envelhecimento cerebral.