Estética > Pele

Saiba como tratar e prevenir lábios ressecados e rachados

Por Redação Doutíssima 27/05/2013

Os lábios são essenciais na aparência, por isso precisam estar bonitos. No entanto, em época de temperaturas mais baixas, tudo colabora para que eles estejam ressecados ou rachados. Assim, não há batom que faça milagres. A solução é encontrar maneiras de deixá-los sempre hidratados.

 

Como está sempre exposta e é muito fina, a pele dos lábios sofre muitos traumas e agressões com muito mais facilidade que outras áreas do corpo. Mas a boa notícia é que dá para prevenir ou reverter o problema com hábitos que se refletem em cuidados bem simples, principalmente em época de baixas temperaturas.

labios

Ingestão adequada de água e uso de hidratantes ajudam a evitar ressecamento labial. Foto: iStock, Getty Images

 

Hábitos que prejudicam os lábios

O ar condicionado, bem como o vento e o frio que atingem o rosto nos dias de inverno são alguns dos inimigos dos lábios bonitos e hidratados. E quando você precisa respirar pela boca por conta da obstrução nasal, também tem grande chance de deixá-los ressecados ou rachados.

E se você acredita que umedecê-los com a língua pode ajudar a resolver – ou pelo menos amenizar – o problema, pare imediatamente. Isso vai deixá-los ainda mais ressecados, sem falar que a saliva possui algumas enzimas que podem favorecer o surgimento de uma inflamação na região.

Se você é fumante, já deve ter lido ou ouvido centenas de vezes o quanto o cigarro faz mal à sua saúde, não é mesmo? No entanto, mais do que isso, saiba que o tabagismo pode prejudicar também a sua aparência.

O fumante promove a aceleração da degradação do colágeno que os lábios possuem. Além disso, o hábito de fumar ocasiona aquelas indesejáveis rugas verticais em volta da boca. Então, você já tem mais um grande motivo para deixar o cigarro de lado.

Mas não é só o cigarro que você leva à boca que é capaz de acabar com a boa aparência. Evite, também, alimentos ácidos ou muito apimentados e os cosméticos que têm em sua composição ativos sintéticos.

Cuidado com o que você passa nos lábios

Verifique se o gloss e batom que está em sua necessaire possuem algum tipo de corante como fluoresceína e eosina, além de  fragrâncias sintéticas e parabenos. Essas substâncias podem ocasionar ardência e aspereza na delicada pele.

As baixas temperaturas, sem dúvida, colaboram com a secura dos lábios, mas não é somente quem está sujeito ao inverno que sofre com isso. Quem vive em locais de clima seco vai sentir os efeitos também na boca.

Então, para prevenir o ressecamento labial, além de se manter longe de hábitos ruins, uma questão fundamental é focar na hidratação.

No entanto, não é somente a hidratação com produtos. Conforme informações do portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), antes de tudo, é preciso tomar água. Todos os dias.

Depois de garantir a ingestão de água, você pode potencializar os efeitos dessa hidratação com produtos específicos. O mercado oferece hidratantes em diversas apresentações como batons, filtro solar e alguns tipos de cremes.

Na dúvida sobre quais escolher, consulte um dermatologista para saber da sua necessidade e qual é o hidratante labial mais adequado para você.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!