Especialidades

10 dicas para melhorar seu sono

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

b98109e016b9742b147c41654c9f0f5e

Já sabemos que o sono é crucial para a saúde, a longevidade, a imunidade, a cognição, a aptidão, a aparência, a sensibilidade à insulina e mais uma infinidade de fatores.  É por isso que hoje trouxemos 10 dicas para melhorar a qualidade do seu sono.

1. Exercite-se cedo.

A prática de exercícios físicos faz maravilhas para o corpo e para a qualidade do seu sono, entretanto isso não quer dizer que exercitar-se às 21h seja uma boa ideia. Depois do exercício o corpo precisa de um tempo para recuperar uma frequência cardíaca calma, por isso não deixe suas atividades físicas para a noite.

2. Hidrate-se durante o dia

Evite ingerir líquidos no período da noite. Não apenas para evitar acordar para usar o banheiro, mas também porque a ingestão de líquidos aumenta a pressão arterial, mandando o sono embora.

3. Use a cama só para dormir

Não use a cama para estudar, trabalhar, ver TV ou ler. Se você usar a cama somente para o sono, seu cérebro vai conectá-la com o ato de dormir, ajudando no relaxamento na hora de se deitar.

4. Tenha uma janta leve

Evite alimentos pesados e indigestos à noite, assim você dormirá melhor, sem pesadelos e sono inquieto.

5. Vá para a cama somente se estiver com sono

Ir para a cama agitado pensando que lá você relaxa pode ser uma má ideia. Procure relaxar antes de ir se repousar: leia um pouco no sofá, assista um pouco de TV, faça sexo. Poucas coisas são piores do que ficar se revirando na cama sem sono, não é mesmo?

6. Durma no escuro

Existe um hormônio chamado melatonina que só é produzido à noite. Cientistas dizem que apenas uma rápida exposição à claridade durante a noite (para ir ao banheiro) é suficiente para interromper a sua produção. Além de induzir ao sono, já foi comprovado que esse hormônio protege o corpo contra vários tipos de tumores.

7. Suplementos de magnésio

O magnésio age diretamente no sistema nervoso e tem efeito calmante, por isso é frequentemente indicado para tratar insônia.

8. Agrade seus 5 sentidos antes de dormir.

Para o tato, certifique-se de que seu travesseiro, seus lençóis e suas cobertas estão confortáveis. Para o olfato, experimente usar fragrâncias relaxantes no quarto, como por exemplo, a lavanda. Para o paladar, escove os dentes antes de ir para a cama de maneira que o gostinho da pasta de dente ainda esteja na boca. E para audição e a visão, vá se habituando com o ambiente mais silencioso e a luz mais fraca.

9. Procure ler algo

Ao assistir TV, sua atividade cerebral é passiva, e ao ler, seu cérebro cansa um pouquinho mais. Por esta razão é sempre bom ter um livro na cabeceira, para ler poucas páginas ante de dormir.

10. Rotina

Mantenha uma rotina de sono de maneira que seu corpo e seu cérebro saibam o que devem fazer quando você for para a cama.