Nutrição

Benefícios do vinho tinto

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

vinho

Vinho tinto, com moderação, tem sido considerado uma boa dica para o coração saudável. O álcool e certas substâncias no vinho tinto chamados antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, aumentando os níveis de colesterol “bom” e protegendo contra danos nas artérias.

Enquanto as notícias sobre o vinho tinto podem parecer ótimas se você gosta de um copo de vinho tinto com sua refeição da noite, os médicos têm receio de incentivar as pessoas a começar a beber álcool. Isso porque o excesso de álcool pode ter muitos efeitos nocivos sobre seu corpo.

Ainda assim, muitos médicos concordam que algo no vinho tinto parece ajudar o seu coração. É possível que os antioxidantes, como flavonóides ou uma substância chamada resveratrol tenha benefícios saudáveis ​​para o coração.

Como é o vinho tinto saudável?

O vinho tinto parece ter ainda mais benefícios saudáveis ​​para o coração do que outros tipos de álcool, mas é possível que o vinho tinto não seja muito melhor do que a cerveja, vinho branco ou licor para a saúde do coração. Ainda não há evidências claras de que o vinho tinto é melhor do que outras formas de álcool quando se trata de possíveis benefícios.

Antioxidantes no vinho tinto chamados polifenóis podem ajudar a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos em seu coração. O polifenol resveratrol é uma substância no vinho tinto que tem chamado a atenção.

Resveratrol no vinho tinto

Resveratrol pode ser um ingrediente-chave no vinho tinto que ajuda a evitar danos aos vasos sanguíneos, reduzindo o colesterol “ruim” e impedindo a formação de coágulos sanguíneos.

A maioria das pesquisas sobre o resveratrol tem sido feitas em animais. A investigação em ratinhos que receberam o resveratrol sugere que o anti-oxidante pode também ajudar a protegê-los contra a obesidade e diabetes, as quais são fortes fatores de risco para a doença cardíaca. No entanto, esses achados foram relatados apenas em camundongos, não em pessoas. Além disso, para obter a mesma dose de resveratrol utilizado nos estudos com ratos, uma pessoa tem que beber mais de 60 litros de vinho tinto todos os dias.

Alguns estudos mostram que o resveratrol pode estar ligado a um risco reduzido de inflamação e coagulação do sangue, fatores que podem levar à doença cardíaca. Mais pesquisas são necessárias antes que se tenha certeza que o resveratrol foi a causa para a redução do risco.

copo_de_vinho_tinto

Resveratrol nas uvas, suplementos e outros alimentos

O resveratrol no vinho tinto vem da pele das uvas usadas para fazer vinho. Como o vinho tinto é fermentado com a casca da uva mais tempo do que o vinho branco, contém mais resveratrol. Comer uvas ou beber suco de uva são boas sugestões para obter o resveratrol sem beber álcool. Sucos de uvas vermelhas e roxas podem ter alguns dos mesmos benefícios saudáveis ​​para o coração que o vinho tinto.

Outros alimentos que contêm algum resveratrol incluem amendoim, blueberries e cranberries. Ainda não se sabe o quão benéfico comer uvas ou outros alimentos pode ser comparado com o consumo de vinho tinto quando se trata de promover a saúde do coração. A quantidade de resveratrol na comida e vinho tinto pode variar amplamente.

Suplementos de resveratrol também estão disponíveis. Embora os pesquisadores não tenham encontrado nenhum dano ao tomar suplementos de resveratrol, na maioria das vezes o  resveratrol nos suplementos não pode ser absorvido pelo seu organismo.

Como o álcool ajuda o coração?

Vários estudos têm demonstrado que quantidades moderadas de todos os tipos de álcool beneficiam o coração, e não apenas o álcool presente no vinho tinto. Pensa-se que o álcool:

• Aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol “bom”

• Reduz a formação de coágulos sanguíneos

• Ajuda a prevenir danos nas artérias causados por altos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol “ruim”

Beba com moderação – ou não beba

Os potenciais benefícios saudáveis ​​para o coração que o vinho tinto traz parecem promissores. Aqueles que bebem quantidades moderadas de álcool, incluindo o vinho tinto, parecem ter um menor risco de doença cardíaca. No entanto, mais pesquisas são necessárias antes de sabermos se o vinho tinto é melhor para o coração do que as outras formas de bebidas alcoólicas, como a cerveja ou bebidas destiladas.

Nem a Associação Americana do Coração, nem o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos recomenda que você comece a beber álcool só para prevenir doenças cardíacas. O álcool pode ser viciante e pode causar ou agravar outros problemas de saúde.

Beber demais aumenta o risco de hipertensão arterial, aumenta os triglicerídeos, traz danos no fígado, obesidade, certos tipos de câncer, acidentes e outros problemas. Além disso, beber muito álcool regularmente pode causar miocardiopatia – músculo do coração enfraquecido – causando sintomas de insuficiência cardíaca em algumas pessoas. Se você tem insuficiência cardíaca ou um coração fraco, você deve evitar o álcool completamente. Se você tomar aspirina diariamente, você deve evitar ou limitar o álcool, dependendo da indicação do seu médico. Você também não deve beber álcool se estiver grávida. Se você tiver dúvidas sobre os benefícios e riscos do álcool, converse com seu médico sobre as recomendações específicas para você.

Se você já bebe vinho tinto, beba com moderação. O consumo moderado é definido como uma média de dois drinques por dia para homens e um drinque por dia para as mulheres. O limite para os homens é maior porque os homens geralmente pesam mais e tem mais de uma enzima que metaboliza o álcool, ao contrário das mulheres.

Um drinque é definido como 355 ml de cerveja, 148 ml de vinho ou 44 ml de bebidas alcoólicas destiladas.

Fonte: Mayo Clinic