Clínica Geral

Como tratar o difícil joanete

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

joanete

O joanete é uma deformação no osso do dedão do pé, quando o dedão aponta para a direita(pé direito) ou esquerda(pé esquerdo) do pé. É uma espécie de calo que pode provocar dores e incômodos no pé.

joanete img

O joanete é mais comum em mulheres, e pode ser passado de pais para filhos. Pessoas que nasceram com anomalidade nos ossos do pés são mais propensas a desenvolverem joanetes. O uso frequente de sapatos de bico fino e salto alto podem aumentar a ocorrência do joanete.

sapato apertado

Uma simples visita ao médico pode ser suficiente para detectar o joanete. Mas o médico pode solicitar um raio-x para avaliar o ângulo de deformidade e descartar uma possível artrite.

Sintomas do joanete:

– Pele avermelhada e com calosidade na extremidade interna do dedão do pé;

– Um calo ossudo na região;

– Dores nas juntas agravadas pelo uso de sapatos fechados;

– Dedão do pé virado em direção aos outros dedos.

É importante tratar o joanete logo quando ele começar a aparecer e não usar sapatos que apertem os dedos. Usar almofadinhas que protegem o joanete e um separador para afastar o dedão do segundo dedo podem ser úteis para aliviar um pouco a dor. Caso o joanete persista e traga ao paciente muito incômodo e dor, existem diversos tipos de intervenções cirúrgicas para resolver o problema.

joanete protetor

O resultado da cirurgia vai depender da idade e do estilo de vida de cada um, assim como a grvidade do joanete. Adolescentes costumam ter mais problemas que os adultos, visto que os adultos geralmente cuidam do problema logo no início e trocam de sapatos regularmente. A cirurgia costuma reduzir a dor, mas não é 100% eficaz em todos os pacientes submetidos.

 

Possíveis complicações do joanete:

– Dor crônica no pé;

– Deformidades no pé;

– Pé chato;

Hallix varus(quando o dedo aponta para o lado oposto dos outros dedos).

 

Como prevenir?

A prevenção é simples: não usar sapatos que comprimam os dedos por um longo período de tempo.

 

Fonte: Minha Vida