Clínica Geral > Saúde

Conheça a ictiose

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

 

 

Cute happy one year old baby looking up

A ictiose é uma doença de pele genética, também chamada de doença da escama de peixe, que é caracterizada por um intenso ressecamento e descamação da pele. A pele fica com um aspecto de escama de peixe e a doença ainda não tem cura. Há mais de um tipo de Ictiose dependendo da gravidade da doença.

05.28 ictiose

A ictiose arlequim é a mais grave e se caracteriza pelo engrossamento da camada de queratina que forma a pele do feto. Geralmente os indivíduos que portam a doença morrem poucas semanas após o nascimento ou sobrevivem no máximo até os 3 anos de idade.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões.

 

Os bebês com esta doença possuem a pele grossa que vai sendo esticada e repuxada de forma que causa deformações no rosto. A pele desenvolve uma aparência escamosa e de armadura, com frequentes feridas por causa do excesso de sensibilidade.

Já a ictiose bolhosa é um pouco mais fácil, visto que normalmente não é tão agressiva. O paciente pode apresentar ou não bolhas na pele, e a forma mais vulgar da doença pode diminuir de intensidade com o tempo. Ela é mais frequente em filhos de pais com parentesco próximo.

Sintomas de ictiose

Um dos maiores problemas desta doença é o risco de infecção, pois a pele não cumpre o seu papel de proteger o corpo contra agentes invasores, facilitando a entrada de bactérias. Além disso, a pele fica muito seca e há um aumento da desidratação.

Na ictiose arlequim o ressecamento é mais intenso, portanto, além dos sintomas já apresentados, ela também causa dificuldade para se alimentar e respirar, deformações dos órgãos do rosto (olhos, nariz, boca e orelhas) e mau funcionamento da tireoide.

05.28 ictiose 2

Diagnóstico de ictiose

A ictiose pode ser diagnosticada ainda nos exames pré-natal através de uma ultrassonografia, pela análise do liquido amniótico ou pela biópsia da pele fetal.

Tratamento para ictiose

O tratamento para ictiose arlequim tem apenas como objeetivo diminuir a dor e o desconforto do bebê, portanto consiste no controle da temperatura e técnicas de hidratação da pele. Também é administrada vitamina A sintética e eu alguns casos é realizado auto enxerto de pele.

Quando a morte não é tão iminente quando na ictiose arlequim, o tratamento da doença consiste na hidratação da pele, com o objetivo de fortalecer a região afetada, que fica mais frágil e sensível. É sempre bom manter a pele úmida, processo que auxilia na hidratação da pele e contribui também para a melhora na aparência da pele do paciente, tirando de cena a pele seca e com escama.

O tratamento para esta doença também inclui o uso de grandes quantidades de hidratantes, o uso de um sabonete e shampoo especiais para realmente desinfetar a pele, diminuindo o risco de infecções e numa dieta hipercalórica.

A doença não tem cura e o paciente precisa saber lidar com o tratamento, que é realizado por toda a vida.

Prevenir a ictiose

Não há nenhum cuidado que possa ser tomado para evitar o desenvolvimento da ictiose porque ela é uma doença genética. Também não existe tratamento que a mãe, ainda grávida possa fazer para evitar a patologia no filho.

Vale lembrar que a doença não é contagiosa, apenas genética.

Fonte: Saúde e Medicina e Tua Saúde