Bem-Estar > Motivação

Veja como vencer o ciúmes no relacionamento

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

O ciúme é uma emoção complexa que abrange sentimentos que oscilam do medo à rejeição ou até mesmo à raiva. Embora seja algo natural, quando ele está fora de controle é capaz de ter efeito adverso sobre relações. Por isso, muitas vezes é importante vencer o ciúmes para salvar o relacionamento.

Ciúme pode prejudicar relacionamento e saúde

O ciúme é uma emoção natural, mas muitas vezes dolorosa e difícil de controlar. Acontece mais comumente dentro de um relacionamento romântico, embora possa ocorrer em outros círculos sociais. Em dose pequena pode não machucar, mas quando extremo é capaz de destruir relações e prejudicar a saúde de todos os envolvidos.

Uma pessoa muito ciumenta sempre acha que alguém está ameaçando seu namoro ou casamento. Esse sentimento é capaz de fazer a pessoa sentir-se irritada, ansiosa e ameaçada. Ela comumente se torna mais vigilante, sensível e possessiva. Essa mistura pode se tornar um grande problema.

Muitas vezes, quem sente ciúme pode vir a ter problemas como falta de sono e apetite. E para o relacionamento, esse sentimento pode ser fatal, especialmente se a “ameaça” não é genuína e se o parceiro não dê motivos para a desconfiança.

Ciúmes

Ciúmes pode ser apenas sinal de insegurança. Foto: iStock, Getty Images

Como vencer o ciúmes

Desenvolver maior consciência de seus pensamentos e o que os desencadeia é uma grande parte da solução do problema. A outra parte é abrir o jogo, buscar o diálogo e deixar claro que tipo de atitudes provocam esse sentimento.

Veja como agir na prática:

  • Observe o seu ciúme: estar ciente dos seus sentimentos é o primeiro passo para manter o controle. Sempre que você perceber o que você está sentindo, aceite os seus sentimentos, observe o efeito que eles têm sobre você e relaxe. Respire fundo e conte lentamente até 10.
  • Comunique seus medos: é muito mais saudável falar sobre seus sentimentos negativos do que revelá-los através de ações. Tenha uma conversa com seu parceiro quando você estiver em um estado de espírito calmo e receptivo. Explique como se sente sem fazer acusações. Revele suas necessidades de forma clara e levante preocupações específicas sobre qualquer aspecto do seu relacionamento.
  • Eleve sua autoconfiança: exercícios simples podem ajudar a melhorar sua autoestima e aumentar a segurança dentro de seu relacionamento. Faça uma lista de suas melhores qualidades, pontos fortes e realizações. Lembre-se de todas as razões pelas quais o seu amor tem sorte de estar com você. Trate-se com amor.

E aí, gostou das dicas para vencer o ciúmes? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!