Gestante

Teste de gravidez

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

teste de gravidez

Uma vez que você suspeitar que você está grávida, você vai querer uma confirmação o mais rápido possível. O teste de gravidez pode ser realizado em intervalos diferentes após a concepção, porém alguns são mais precisos do que outros.

Teste de gravidez: Exame de urina

Na gravidez, o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) pode ser detectado na urina. Os testes de urina podem ser feitos em casa, no hospital, em clínicas de planejamento familiar ou em uma farmácia. Estes testes são mais do que 99% confiáveis. Eles podem ser realizados bem cedo, como duas semanas após a concepção, embora você tenha um resultado mais confiável se esperar um pouco mais.

Teste de gravidez: Exame de sangue

Este teste de gravidez é realizado pelo seu médico normalmente quando há um problema, como sangramento ou dor ou após um ciclo de reprodução assistida. O teste detecta com precisão o HCG no sangue tão cedo quanto duas semanas após a concepção.

Teste de gravidez: Exame caseiro

Você provavelmente vai preferir descobrir se você está ou não grávida na privacidade da sua própria casa. Para isso há uma variedade de kits de testes de gravidez disponíveis nas farmácias. Eles são todos simples de usar e dão resultados imediatos, com cerca de 99% de precisão.

Como funcionam os testes de gravidez?

Os testes de urina verificam a presença de HCG, hormônio que é liberado durante a gravidez. Os dois dos principais tipos, o anel e o teste de cor, envolvem a mistura com uma solução química de uma amostra de urina. Os produtos químicos reagem de acordo com a quantidade de HCG na urina. A reação é mostrada por uma mudança de cor do identificador. Um terceiro teste pode ser feito simplesmente colocando a parte absorvente da tira de teste em contacto com a urina.

Apesar dos sinais de HCG poderem ser detectados na urina tão cedo quanto duas semanas após a concepção, a maioria dos kits aconselham o uso do teste de gravidez entre um e quatro dias após o primeiro dia da sua menstruação. Se você executar o teste cedo e repeti-lo duas semanas mais tarde, quando o HCG é mais concentrada, o resultado será muito mais confiável. A maioria dos kits fornecem dois testes.

Fazendo o teste de gravidez

Usar uma amostra da primeira urina da manhã é recomendado porque ela contém uma concentração mais elevada de hormônios. Não beba nada antes do teste para não diluir a amostra. Certifique-se de coletar sua amostra em um recipiente sem sabão e limpo. Se você não pode fazer o teste imediatamente, guarde sua amostra de urina na geladeira, mas não por mais de 12 horas. Sempre siga as instruções à risca.

Resultado inesperado

Às vezes você pode ter um primeiro teste positivo, mas um segundo teste negativo alguns dias depois. Não se preocupe. Metade de todas as concepções não se estabelecem, porque o óvulo fertilizado não consegue se implantar no revestimento do útero e há um término natural. Seu primeiro teste pode ter sido positivo porque foi feito antes que do óvulo fertilizado se perder. Para evitar esse erro é importante fazer o teste na época da sua primeira menstruação. Se houver um resultado fraco, mas positivo, repita o teste alguns dias depois com uma nova amostra.

O resultado do teste de gravidez é certo?

Se a urina for coletada ou armazenada incorretamente pode haver erros.

Se o teste for realizado muito cedo, a concentração de HCG será demasiado baixa para detectar.

Se você tiver tomado medicamentos para a fertilidade que contenham HCG isso pode alterar os resultados. As pílulas anticoncepcionais, antibióticos e analgésicos não devem ter qualquer efeito.

Se o equipamento utilizado para um teste de urina é muito quente, o resultado pode ser falso. A urina deve ser a temperatura do quarto no momento do teste.

Siga as instruções do kit com muito cuidado e não use o teste se ele foi danificado de alguma forma ou se tiver passado o seu prazo de validade.

Você vai querer o seu parceiro e, possivelmente, perto da família, para saber as novidades assim que você descobrir.

Médico: O seu médico pode confirmar a sua gravidez, assim saberá imediatamente. Se não, é importante entrar em contato com o seu médico assim que possível para conversar sobre as opções de parto e cuidados pré-natais.

Empregador: Você pode querer conversar com seu empregador antes de você ir para a sua clínica pré-natal para a sua primeira visita, provavelmente quando você está com cerca de três meses de gravidez. Porém você não tem de dizer ao seu empregador tão cedo.

Amigos e conhecidos: Muitas mulheres esperam até o final do primeiro trimestre para contar às pessoas que estão grávidas. Isso é compreensível, mas é provavelmente muito melhor espalhar a notícia uma vez que sua gravidez for confirmada, embora abortos podem acontecer até 14 semanas (ou extraordinariamente, além).

Fonte: Dra. Miriam Stoppard – doctissimo.com

Tradução e adaptação: Luiza Barreto

Teste de gravidez segundo a Wikipedia.