Clínica Geral > Saúde

Tricotilomania, a doença de arrancar os cabelos

Por Redação Doutíssima 28/05/2013

05.28 tricolomania 2

O que é tricotilomania

A tricotilomania é um transtorno obsessivo compulsivo em que há uma crônica tendência a puxar ou arrancar os próprios cabelos. O alvo é direcionado para qualquer tipo de PE lo do corpo e geralmente há mais de um foco, como por exemplo cabelos e sobrancelhas. O início pode ocorrer na infância ou adolescência e continuar ao longo da vida.

A vítima sente um desejo incontrolável de arrancar seus cabelos, levando a uma notável calvície, e muitos costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os. Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios, mas outros lugares como barba e pêlos pubianos também podem fazer parte dos locais escolhidos. Crianças também podem exibir esse comportamento arrancando os pelos dos seus animais de estimação.

O paciente com tricotilomania

Acompanhado o ritual de arrancamento dos pelos geralmente as pessoas com esse transtorno ficam alisando, enrolando e puxando os pelos alvos. Esse ritual pode ser realizado enquanto se assiste à TV, dirige um carro, fala ao telefone, enquanto lê ou mesmo durante conversas com pessoas mais íntimas.

Enquanto se realiza esse ritual a tensão vai aumentando e um desejo incontrolável de arrancar o pelo se impõe, após arrancá-lo há imediatamente uma sensação de alívio da tensão seguida de culpa por tê-lo feito. Apesar dos prejuízos pessoais o comportamento continua. Algumas vezes a sensação de culpa por ter arrancado o cabelo leva a um comportamento de autopunição, e como punição arranca-se mais cabelos.

05.28 tricolomania

Causas da tricotilomania

Acreditava-se ser um transtorno raro, mas sabe-se hoje que aproximadamente 4% da população apresenta tricotilomania. As mulheres são quatro vezes mais atingidas pelo distúrbio do que os homens.

A doença normalmente é causada por acúmulo de estresse ou atividades sedentárias, durante as quais as mãos estão livres. Porém essas são apenas associações e ainda não se sabe qual é a causa real da tricotilomania. Pesquisas ainda estão sendo efetuadas com fins de descobrir mais sobre esse distúrbio.

Tratamento da tricotilomania

As técnicas comportamentais, a hipnose e os antidepressivos estão entre as condutas que obtêm melhores resultados. Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina apresentam bons resultados no início do tratamento, mas não mantêm o benefício. Tentativas têm sido feitas com outros psicofármacos associados a esses antidepressivos como o lítio e a pimozida. Os resultado foram encorajadores, mas ainda precisam ser confirmados. Aconselha-se que as medicações sejam administradas em conjunto com psicoterapia.

Fonte: Psicosite e Tricolomania Online